Um total de 248.010 mil contribuintes fizeram a opção de parcelar o pagamento do IPVA 2018 (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores). A possibilidade de dividir o imposto em três vezes estava disponível até o final de janeiro. Também neste período, outros 244 mil motoristas pagaram de forma integral, elevando para 1.382.922 o número de veículos com o tributo em dia. Até o momento, a arrecadação bruta está em R$ 967 milhões. Metade desse valor é creditada de maneira automática para as prefeituras de acordo com o município de emplacamento do veículo.

Descontos

A partir de agora, a opção de pagamento integral oferece descontos que podem chegar a 21,6% para quem quitar o IPVA até o dia 28 deste mês. Nestes casos, além do abatimento de 2% sobre o valor do imposto, o contribuinte terá seguir somando as vantagens dos programas do Bom Motorista e do Bom Cidadão.

Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos, terão dedução de mais 15% – para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10% e quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%. O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos que acumularam no mínimo 100 notas fiscais no programa Nota Fiscal Gaúcha mais 5% de desconto, válidos para pagamentos antecipados ou não.