Faltam poucos dias para o fim do prazo da entrega da declaração do imposto de renda à Receita Federal. Este ano a data para entregar a Declaração do Imposto de Renda (IR) que iniciou em 1º de março segue até 29 de abril, e segundo dados da Delegacia da Receita Federal de Bento Gonçalves, até segunda-feira, 25, 21.250 (77%) contribuintes acertaram suas contas com o Leão. A previsão é que até o prazo final, 6.250 (23%) declarem o imposto.

Os contribuintes devem evitar remeter a declaração perto do fim do prazo. Problemas como falha na conexão da internet ou mesmo no computador da pessoa podem ocasionar transtornos. O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) está disponível nos sistemas Android e iOS, da Apple.

A multa por atraso na entrega será de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, calculado sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74. Para preencher o formulário, basta entrar no site da Receita Federal – idg.receita.fazenda.gov.br – e baixar os programas do Imposto de Renda 2015-2016. Um deles é para transmitir o documento pela internet.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 27 de abril de 2016.