Assim como os imigrantes, muitos descendentes mantêm suas raízes. As tradições perpassam gerações, e assim, o evento chega ao seu 21º ano.

Então, é Natal, aquele momento de fraternidade, comemorações e uniões. Mantendo as tradições e não esquecendo seu verdadeiro significado, o 21º Natale Del Gesu Bambin ocorreu no Salão da comunidade do Barracão. Com músicas, shows, corais, apresentações e teatros, a tradicional festa reuniu cerca de 300 pessoas das comunidades que fazem parte da Linha Palmeiro.

As organizadoras foram Maristela Lerin, Mirna Madalosso e a diretora da escola estadual de ensino fundamental Nossa Senhora da Salette, Flávia Caldato. A ideia deste evento é simbolizar os antigos Filós Italianos, onde os imigrantes reuniam-se para festejar e comemorar a vida. Nesta comemoração, além da comunidade, estiveram presentes os alunos das escolas que fazem parte dela, para as apresentações de final de ano, inspiradas nos imigrantes e no Natal.

A professora de Talian Mirna Madalosso, a empreendedora Maristela Lerin e a diretora da EEEF Nossa Senhora da Salette Flávia Caldato foram as organizadoras do evento

A diretora, Flávia Caldato, explica como é o planejamento das apresentações e da organização do evento. “É trabalhoso, desde que começamos no final de outubro, dá trabalho preparar tudo. Mas quando estamos aqui e vemos o resultado, é emocionante. Além disso, contamos com a união de todos, os alunos, os pais e os professores. A maior dificuldade também é motivar os alunos a apresentar, porque eles têm resistência, tem que ter muita conversa”, esclareceu.

Mas, para ela, é fundamental esses momentos onde reúnem as famílias, os alunos, a comunidade e a escola. “A educação não anda sozinha, ela anda junto da família e da comunidade. Uma comunidade que tem a escola como sua parceira é uma comunidade que cresce e dá valor. E eles precisam destes momentos para demonstrar o que aprendem na escola”, argumentou.

A corte Caminhos de Pedra também esteve presente no evento, a primeira princesa, Evelyn dos Santos, a segunda princesa, Eliane Carrer e a rainha, Maira Siegas, prestigiaram o evento e destacaram a importância da ocasião e o que ela significava para as comunidades presentes. “É muito importante ver os jovens se integrando à comunidade, é um evento que reúne a escola à nossa associação caminhos de pedra. É uma interação muito importante, e temos muito carinho em prestigiar os mais jovens. Sem falar que podemos estar vendo as próximas candidatas da corte de Flores de pedras, porque essas festas despertam a proximidade com a comunidade”, engrandece.

A segunda princesa da corte Flores de Pedra, Elaine Carrer, a rainha Maira Siegas e a primeira princesa Evelyn dos Santos estiveram presentes na celebração

Maristela Lerin, empreendedora e uma das organizadoras do evento, apontou como se deu início desta celebração. “O evento do Natal ocorre desde a fundação da associação caminhos de pedra. Quando foi fundamentado o projeto, a linha Palmeiro, que faz parte do roteiro, é composta por sete comunidades. Cada ano nós atingimos uma comunidade, e por isso, este ano, ocorreu no Barracão”, frisou.

O que as organizadoras buscam do evento é aproximar pontos importantes que significam bastante para as comunidades que fazem parte da linha. “Este evento tem o intuito de reunir as comunidades, como os Filós, e levar para frente a nossa cultura e a história do presépio, o nascimento do menino Jesus. E este ano juntamos também a escola de Nossa Senhora de Salette e a prefeitura municipal”, explanou.

O planejamento das atividades é todo pensado tentando elevar os pilares da comunidade e da associação. “Nossa programação é sempre voltada à questão cultural, não esquecendo a parte católica, por isso o padre sempre que dá benção e a palavra. Porque queremos abranger a fé, a cultura, e o que as crianças aprendem e fazem nas escolas”, afirmou Maristela.

Os membros da Associação Anjos Unidos, Josi Borges e Carlos Signo, representaram José e Maria na apresentação