A Prefeitura de Bento Gonçalves e o Hospital Tacchini realizam, no dia 18 de abril, a primeira edição de 2023 da Campanha de Doação de Sangue na cidade. O Dia D acontece a partir das 8h30, na Unidade Zona Sul,  ao lado da UPA 24h, no bairro Botafogo.

Para participar, é necessário realizar o cadastro prévio no Hospital Tacchini, no telefone 3455-4333, ramal 1248. Ao contrário do que ocorreu nas últimas edições, quando foram disponibilizadas 80 vagas, desta vez serão oferecidas 100 vagas.

Em 2022, Bento Gonçalves garantiu, ao todo, 549 doações de sangue ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs). O número é a soma dos doadores encaminhados pelo Hospital Tacchini e as coletas realizadas nas quatro edições do Dia D realizadas durante o ano. A intenção é superar a marca em 2023. 

“Desde que iniciamos as campanhas do Dia D, em 2021, a resposta dos bento-gonçalvenses tem sido excelente. Temos certeza de que o espírito de solidariedade da nossa comunidade vai ser renovado para as edições deste ano”, descreve a enfermeira líder do Centro Transfusional do Hospital Tacchini, Ana Paula Lemos. 

O secretário de saúde Gilberto Júnior celebra a realização da ação. “É a primeira ação de 2023 para auxiliar a salvar vidas. Queremos incentivar a doação e ressaltar a importância desse ato para comunidade”, afirma.


A ação é realizada através da parceria entre Prefeitura, Hospital Tacchini e o Hemocs. No dia da doação a Unidade de Saúde Zona Sul estará fechada para atendimento. Para poder doar, é necessário levar um documento com foto e atender os pré-requisitos, como:

•           Estar bem de saúde
•           Pesar mais de 50 kg
•           Dormir, no mínimo, 6h na noite anterior à doação
•           Não estar de jejum e evitar alimentos gordurosos nas últimas 3h
•           Não ingerir bebida alcoólica nas 12h antes à doação
•           Não fumar por 2h antes à doação
•           Ter idade entre 18 e 69 anos