Aproximadamente 1,5 bilhão de internautas tiveram os seus logins e senhas, vinculados a diferentes sites, vazados na chamada dark web. As informações foram reveladas por pesquisadores da empresa de segurança dos Estados Unidos 4iQ nessa terça-feira, 12. Os dados estão relacionados a sites como Netflix, LinkedIn, Last.FM, Badoo, Bitcoin, Pastebin, YouPorn, Zoosk, Minecraft, Runescape, Anti Public e Explot.in.

As informações podem ser encontradas em plataformas de torrent. Os arquivos chegam a um tamanho total de 415 GB e chega a assustar a empresa norte-americana. “Nenhuma das senhas estão criptografadas e o que é assustador é que nós testamos um subconjunto dessas senhas e a maioria foi identificada como verdadeira. A violação é quase duas vezes maior do que a maior exposição de credenciais já registrada, quando o Exploit.in teve 797 milhões de registros vazados,” disse a empresa.

Para organizar esses dados, a empresa liberou um site que permite verificar se você foi hackeado. Dessa forma, é possível ver se você teve o seu usuário e senha vazados. Basta digitar o e-mail vinculado aos sites possíveis e o Have i been pwned? aponta em quais páginas os dados estão expostos. Se o seu usuário foi revelado, você deve trocar a sua senha o quanto antes. É sempre importante conferir a presença do símbolo de conexão verificada, logo ao lado do endereço eletrônico. Até o momento, nenhum dos sites que tiveram os usuários vazados se pronunciaram sobre.