Carlos Barbosa Ximangos jogou uma decisão no domingo, 3 de novembro, contra o Viamão Raptors. Na disputa que valia a terceira colocação na Copa RS – o torneio estadual do segundo semestre -, a equipe da Serra venceu por 50×6. Após o triunfo, as ações do clube passam para a parte organizacional com o planejamento da próxima temporada.

Atuando em casa, a equipe repetiu a partida que fechou a temporada regular do torneio. Contra o estreante Raptors, o Ximangos novamente fez prevalecer o mando de campo – na primeira partida, havia vencido por 55×2. A vitória garantiu ao Ximangos a terceira colocação na Copa RS. Para o head coach da equipe, Paulo de Tarso, os triunfos na reta final do campeonato garantem confiança ao elenco. “Nós fizemos testes e executamos muito bem as jogadas nesta partida que valia o terceiro lugar. É importante o time aprender a gostar de encarar decisões. Dessa vez não era uma final, mas mesmo assim, o elenco cria gosto por decisões na medida em que as disputa”, pondera.

A atual comissão técnica liderada por Paulo de Tarso Pillar assumiu o comando da equipe já no segundo semestre, após a participação no Gauchão. De acordo com o treinador, essa situação atrapalhou os resultados nas duas primeiras partidas (derrotas para Bulldogs FA e Porto Alegre Warriors), já que o clube apenas treinou para sistematizar as novas jogadas. Por conta disso, os resultados são relevados na avaliação geral do campeonato. “É claro que temos que mirar nos títulos em qualquer competição, mas faz parte do processo de evolução enfrentarmos algumas dificuldades. Sofremos um pouco com o ritmo de jogo, já que ficamos um bom tempo sem jogar após o estadual. Eu acho que dentro do possível foi um resultado bom. Com ritmo, organização e tempo de jogo ficaremos bem mais fortalecidos”, explica.

Com a participação na Copa RS, o Ximangos encerra a temporada em que disputou, além deste torneio, o Campeonato Gaúcho pela primeira vez. Somadas as duas campanhas, o time disputou nove partidas: tendo três vitórias e seis derrotas.

Próxima temporada

A equipe de Carlos Barbosa já planeja o ano de 2018. Segundo o head coach do time de Carlos Barbosa, já há tratativas com possíveis novos atletas. “Estamos buscando reforços para a equipe, o que é fundamental. A nossa organização durante a Copa RS serviu para mandar uma mensagem para o estado de que estamos chegando”, finalizou. Carlos Barbosa Ximangos disputará, no primeiro semestre da próxima temporada, o Campeonato Gaúcho de Futebol Americano. O torneio deve iniciar entre os meses de fevereiro e março.

Foto: Daiane Moraes