Candidatos interessados, de nove à 15 anos, podem se inscrever até o dia 30 de junho para participar do Festival

Seguindo modelos de programas de auditório consagrados pelo mundo, a Rádio Rainha FM 90.9, em parceria com a Arts Fortes e o Sesc de Bento lança a pré-edição do VOX 2018 – Festival Bento-gonçalvense de Música Infanto-Juvenil. A atividade ocorrerá entre os meses de agosto e setembro e as inscrições, que estão abertas, seguem até o dia 30 de junho.

A música é capaz de criar histórias e proporcionar momentos inesquecíveis. Os festivais têm este dever de promover a aproximação de diferentes pessoas, mas com um mesmo propósito. “Qualquer festival, de qualquer modalidade, promove a cultura, e isto é de suma importância. É nele que acontece o encontro das pessoas do ramo que se trata o festival, trazendo uma experiência e um conhecimento amplo sobre muitas questões aos envolvidos”, explica Luan Kerni, um dos jurados do VOX 2018.

Além disso, ele destaca o poder e os benefícios que a prática de qualquer tipo de arte é capaz de proporcionar. “A música tem um grande poderio, pois auxilia no desenvolvimento motor e psicológico das crianças e até dos adultos. Penso que beneficia não só quem participa de coros, como também quem toca algum instrumento musical ou participa de algum grupo que leva a arte para as outras pessoas. Ela traz benefícios não só para quem faz, mas também para quem a aprecia”, analisa.

Segundo ele, é primordial o incentivo para que crianças e adolescentes participem de festivais deste porte. “É uma grande oportunidade para eles se desenvolverem no canto. Festivais têm o poder de descobrir os novos talentos da música”, ressalta.

Uma das dicas de Kerni para os candidatos é acreditar em seu potencial, em fazer o que se gosta. “Acreditem na sua verdade, cantem, pintem e escrevam o que gostem, enfim, façam a sua verdade e acreditem nela”, indica.

Sobre o VOX

Para participar, os candidatos devem enviar um vídeo simples interpretando uma canção de livre escolha, seguindo as diretrizes do regulamento que está no site www.jornalsemanario.com.br. Para validar a inscrição, o candidato deve gravar um vídeo de até 4 minutos, e enviar para o e-mail [email protected], juntamente com a ficha de inscrição e a documentação exigida. O candidato deve ter entre nove e 15 anos de idade.

A primeira etapa seletiva acontecerá durante o mês de julho, quando os jurados farão a seleção com base nos vídeos inscritos. A segunda e terceira etapas, com apresentações ao vivo, acontecerão nos meses de agosto e setembro, no auditório do Sesc, centro de Bento Gonçalves. Os candidatos classificados irão interpretar canções ao vivo nos Programas de Auditório diante do público e do Corpo de Jurados.