A colheita da uva encontra-se na reta final. Porém, a estimativa inicial era que fossem colhidos cerca de 700 milhões de quilos de uvas, mas quantidade poderá ser inferior ao projetado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Na próxima semana, os membros da entidade deverão se reunir para avaliar os dados da produção deste ano e realizar um balanço geral.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Moacir Mazzarollo, até o momento a colheita transcorreu de forma tranquila, e se pode destacar o bom teor de açúcar da fruta. “Ocorreu uma redução na quantidade que está sendo colhida, porém a qualidade está muito boa, o que irá beneficiar os vinhos e espumantes produzidos na região”, explica.

Segundo o presidente do Conselho da Ibravin, os viticultores que realizaram a colheita nos meses de janeiro e fevereiro de uvas viníferas e americanas precoces obtiveram bons resultados. O mês de fevereiro foi mais favorável, pois foram registrados dias de calor intenso e de pouca chuva o que influenciou para uma boa qualidade da uva. 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 19.