A Associação Caminhos de Pedras inaugurou no final do mês de novembro as placas de sinalização interpretativas. As identificações têm por objetivo agregar o valor histórico e cultural da associação. A ação foi concretizada através do projeto denominado Caminhos de Pedra: mais identidade.
O roteiro turístico possui 21 anos, e é composto por 20 casas abertas à visitação que preservam a cultura italiana. A coordenadora do empreendimento turístico, Estefanie Romani explica que o projeto é do arquiteto Fernando Oltramari com pilar em pedra basáltica, vidro temperado e iluminação fotovoltaica alimentada por energia solar. No entanto, o registro de apoio à Memória foi elaborado pela Gestora Cultural Cristina Schneider. “Os turistas chegam ao estabelecimento e podem já conhecer a história do local”, afirma. Ela comenta ainda que no futuro, a ideia é que sejam abertas as visitas noturnas e cada vez mais agregar valores, assim as placas já estão iluminadas.
O projeto foi classificado em 1º lugar na categoria “Apoio ao Registro e à Memória” pelo Pro-Cultura, o projeto que foi apresentado ao Desenvolvimento da Economia da Cultura (Sedac) com o objetivo de receber investimento do Fundo de Apoio à Cultura (FAC).
Uma consultoria vem sendo realizada há seis meses e está na reta final. “No trabalho foi realizada a análise de cada casa e o que poderá ser agregado”, ressalta Estefanie complementando que o roteiro do Caminhos de Pedras é o pioneiro de Bento Gonçalves.
Os investimentos para atrair mais visitantes ao roteiro não param. Os banners que já existem serão substituídos. “Estamos trabalhando para ir atrás de recursos para melhorar a identificação e diminuir a poluição visual”, destaca Estefanie. Outra articulação que está sendo desenvolvida é para a implantação de um pórtico do roteiro. Ainda, está sendo articulada a instalação da Central de Informações ao Turista. Ainda, a população e os turistas podem acessar o site da Associação dos Caminhos de Pedras no endereço http://www.caminhosdepedra.org.br/pt/, e possuir informações previas das atrações do roteiro turístico.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 7 de dezembro.