O Câmpus de Bento Gonçalves do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) continua debatendo sobre reformar o internato já existente ou construir uma nova casa do estudante na instituição. Somente a parte inferior estava sendo usada para a moradia dos estudantes e o espaço não era suficiente para abrigar todos que necessitavam da casa. Porém, desde o final de 2013, o local está fechado para reformas e ainda não há uma definição sobre o assunto.

Luciano Manfroi, diretor geral do IFRS de Bento, explica que o processo para a reforma da Casa dos Estudante iniciou em 2012. Na época, houve uma deliberação do Conselho de Câmpus (formado por representantes de servidores administrativos e docentes, discentes e comunidade externa) para que uma reforma no local fosse realizada. “Ao final do ano de 2013, os alunos foram comunicados que em 2014 o internato seria reformado, por decisão da comunidade acadêmica representada no conselho. Ainda, nos dois primeiros meses do ano passado, o processo para reforma foi iniciado e finalizado em meados do mês de agosto. Em uma reunião deste mesmo conselho, em setembro, o presidente em exercício foi questionado do porquê da reforma ainda não ter sido iniciada, pois já haviam se passado oito meses”, explica. 

A gestão do Câmpus aguarda as discussões com todos os segmentos da comunidade acadêmica, que levarão ao conselho as decisões, para que o mesmo faça a deliberação final. A reforma ou construção da nova casa dará condições adequadas para que os estudantes possam desempenhar da melhor maneira possível as atividades de ensino, pesquisa e extensão, garante Manfroi. “Existe um Conselho, com todas as partes da comunidade acadêmica representada, mais comunidade externa, e a decisão será tomada a partir do posicionamento deste”, finaliza.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 5 de maio.