A reforma do Ensino Médio, que deve ser votada no dia 2 de fevereiro, primeiro turno de trabalho do ano no Senado, autoriza, entre outros tópicos, a contratação de professores sem licenciatura, mas que possuem “notório saber”. Nesta semana, o site Observatório do PNE, que monitora as metas do Plano Nacional de Educação (PNE), publicou dados referentes a 2015, mostrando que, em Bento Gonçalves, dos 260 docentes, 163 atuam na sua área de formação, o que representa 62,7% do total. Ou seja, 97 professores dão aula em disciplinas diferentes daquelas em que são graduados.

Para a coordenadora pedagógica da 16ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), responsável por sete escolas de ensino médio em Bento, Sidia Prezzi, o fato do município ter quase 100 docentes atuando deslocados não pode ser encarado como um dado negativo. “Já tivemos caso de professor de matemática dando aula de ensino religioso e dando aulas excelentes, assim como tivemos casos de professores dando aula na sua área de formação que não fizeram um bom trabalho”, lembra.

Contudo, Sidia avalia que o mais indicado seria repensar a formação universitária destes professores, preparando-os para lecionar em outras áreas. “O ideal seria preparar os professores ainda na Universidade, ampliando a visão deles durante a formação. Mas é muito complicado generalizar a questão apenas por estar ou não atuando na área de origem”, completa.

A secretária de Educação do município, Iraci Luchese Vasques, preferiu não emitir opinião sobre a atuação dos professores em áreas diferentes das de formação e limitou-se apenas a informar que “os professores de Ensino Médio da Escola Alfredo Aveline, que é a única escola do município que possui ensino médio, têm formação específica na área”.

Disciplinas

O levantamento do Observatório do PNE ainda permite a divisão dos dados por disciplinas. Neste quesito, a matéria com menos professores na área é química. Dos 24 docentes que atuam no município, apenas 11 tem licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica na área (tabela abaixo). Das 12 disciplinas, apenas história tem 100% dos professores atuando no campo de formação.

O estudo considera professores com formação na disciplina em que atuam aqueles cuja formação superior é em licenciatura ou em bacharelado com complementação pedagógica na mesma matéria.

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