Uma das principais atrações da Festa Nacional da Uva é o espaço onde ficam expostas as diversas variedades da fruta. Faltando um mês para a abertura da 31ª edição do evento, cresce a expectativa para a chegada da uva ao Parque de Exposições. A Festa é o momento desta celebração ao produto e ao setor, momento de união daqueles que a plantaram,cultivaram e daqueles que a desfrutam. Tanto a fruta que será exposta nos Pavilhões, quanto a que será distribuída aos visitantes, é aguardada com grande alegria, já que se trata do coração do evento.

Produtores rurais de Caxias do Sul e da região podem inscrever uvas nas três categorias, denominadas como conjunto de variedades, uva orgânica e variedades isoladas. No conjunto, a inscrição deve conter seis variedades da fruta. Já nas variedades isoladas o produtor pode se inscrever em niágara rosada cultivo não protegido, niágara rosada cultivo protegido, lorena, bordô, isabel, niágara branca, moscato embrapa, moscato branco, cabernet sauvignon, merlot, itália, rubi e ribol.

Até o momento, 180 produtores já realizaram a inscrição para expor uvas no Parque de Exposições. O prazo segue até a sexta-feira, 22 de janeiro. Para o diretor de Agricultura da Festa Nacional da Uva 2016 e secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Caxias, Araí Horn, a exposição é um dos destaques do evento. “A exposição de uvas é um atrativo à parte na Festa da Uva, uma vez que o visitante tem a oportunidade de conhecer as variedades de uva e aproximar-se deste universo. Para o produtor rural é o momento de expôr o que se produz de melhor em Caxias do Sul e na região. A uva é uma das principais atrações, tanto para ser vista como para ser degustada pelo público”, destaca.

Quanto à uva que será distribuída aos visitantes, o diretor afirma que há uma lista de cerca de 50 produtores aptos a fornecer a fruta. Araí afirma que a comissão planeja comprar de 200 a 220 mil toneladas da fruta para distribuir no Palácio das Uvas e nos oito desfiles que serão realizados na rua Plácido da Castro, no bairro Exposição. A inscrição pode ser feita na Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, no Sindicato Rural Patronal ou na Emater Municipal. É necessário apresentar a carteira de identidade, CPF, Cadastro Vitícola e Talão do Produtor Rural. O regulamento para participar da exposição de uvas está disponível no site da prefeitura de Caxias do Sul. Os produtores da região podem se inscrever nos escritórios municipais da Emater.

O anúncio dos vencedores das melhores uvas expostas será realizado no Jantar do Viticultor no dia 27 de fevereiro. A premiação será uma viagem técnica para uma região vitivinícola.

Informações da Assessoria de Imprensa Festa da Uva.