Saúde

Novo medicamento para pacientes com câncer de mama é aprovado pela Anvisa

Da Redação
Escrito por Da Redação

A chegada do Herzuma ao Brasil possibilitará que os pacientes com câncer de mama tenham uma opção mais acessível para o tratamento da doença

O Herzuma, medicamento indicado para tratamento de pacientes com câncer de mama em estágio inicial e metastático, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), na segunda-feira, 20.  O novo medicamento é um anticorpo monoclonal biossimilar desenvolvido pela multinacional Celltrion Inc. Tem capacidade de bloquear a multiplicação das células afetadas pela doença, sem atingir as células sadias. Trata-se de uma terapia alvo indicada para câncer de mama denominado HER2+, que são considerados os tumores agressivos, capazes de se desenvolver mais rapidamente que outros cânceres de mama e respondem por cerca de 20% dos casos.

A aprovação é baseada em uma extensa análise de um pacote de evidências, que incluiu dados de similaridade analítica, dados não clínicos, farmacologia clínica, imunogenicidade, eficácia clínica e dados de segurança.

O câncer de mama é a principal causa de mortes por câncer em mulheres no Brasil. A até o fim deste ano, 59,7 mil novos casos de câncer de mama serão diagnosticados no país, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O tratamento com a nova medicação pode ser indicado para pacientes com câncer de mama que já tenham recebido outras terapias para doença metastática ou não. É designado, ainda, para o sub-tipo específico de câncer de mama, denominado HER2+, em diferentes fases do tratamento, podendo ser utilizado após cirurgia, quimioterapia e radioterapia ou em combinação com essas terapias e demais medicações. Herzuma também é indicado para o tratamento de câncer gástrico metastático.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução Internet

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

redacao@jornalsemanario.com.br

Deixe um comentário