Alvo de ações constantes da Brigada Militar e da Secretaria de Segurança Pública, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), a Praça Centenário, localizada na área central do município, voltou a ser motivo de preocupação para os moradores do entorno. Dessa vez, a denúncia envolve a instalação de barracas no local.

Conforme a denúncia apresentada pelos moradores ao Semanário, duas barracas foram colocadas próximo à pista de skate da praça há alguns dias. Ainda conforme as informações recebidas, as pessoas instaladas estariam morando no local. Até crianças estariam morando nessas barracas, segundo os relatos dos frequentadores da praça.

Além disso, outro problema estaria se repetindo no local. O consumo e tráfico de drogas, que já foi alvo de repressão na Praça Centenário em outros anos, estaria acontecendo livremente e durante o dia, nos mesmos locais em que ações já foram realizadas pelas autoridades de segurança pública. O Semanário publicou sobre o tema tanto em 2016 quanto em 2017, em diferentes matérias.

Conforme um dos moradores, a situação é frequente, e vários problemas são percebidos. Entre eles, perturbação da ordem, consumo e venda de drogas. De acordo com ele, desavenças são constantes no local.

Já outro frequentador da praça, que também preferiu não se identificar, afirma ter medo de passar pelo local.
Segundo ele, as pessoas que estariam consumindo drogas também praticam roubos e furtos, além de ameaçar os demais frequentadores. “O pessoal é meio perigoso”, alertou à reportagem.

Já uma outra frequentadora da praça afirma que as barracas estão lá há vários dias, e as pessoas estão morando e dormindo no local. Ainda conforme ela, há inclusive crianças no local.

O que dizem as autoridades

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do município, a pasta não tinha conhecimento sobre a situação. Conforme o Secretário José Paulo Marinho, a secretaria iria apurar e verificar as irregularidades, após tomar conhecimento do fato.

Ainda sobre a questão envolvendo o consumo e tráfico de drogas, a Secretaria admitiu ter conhecimento da existência de irregularidades no local. Ainda conforme o secretário, já foram feitas ações integradas com a Brigada Militar (BM) e comandadas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) visando coibir os problemas na Praça Centenário.

Procurado para esclarecer a situação da possibilidade de crianças nas barracas, o Conselho Tutelar disse que não recebeu nenhuma denúncia do tipo. Afirmou, ainda, desconhecer a existência das barracas no local.

Conforme o secretário de segurança pública, José Paulo Marinho, outra situação semelhante aconteceu recentemente, no bairro Fenavinho. Após a interdição de uma pensão em situação irregular na Sete de Setembro, na tarde de segunda-feira, 26, moradores teriam se instalado em barracas em um terreno baldio, com um milharal, em frente ao local.

A pensão foi interditada em uma ação conjunta, que reuniu a Secretaria, órgãos da prefeitura, Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, que constatou a inexistência de alvarás e documentação como Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). “´Já realizamos a retirada e a desinstalação dessas barracas do local, impróprio para moradia”, afirmou o secretário.