Em um gesto de fé e gratidão às bênçãos alcançadas, milhares de fiéis de Santo Antônio, padroeiro de Bento Gonçalves, se deslocaram nesta quarta-feira, 13, ao santuário diocesano dedicado ao santo durante a 140ª edição da festa que homenageia o santo.

Durante todo o dia, cerca de 15 mil pessoas passaram pelo local e participaram das missas celebradas por padres e bispos. O ponto alto do dia foi às 15h, quando ocorreu a missa campal, presidida pelo bispo de Caxias do Sul, Dom Alessandro Rufinoni, seguida de procissão pelas ruas centrais de Bento.

Acompanhe a Homilia do bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Rufinoni na missa campal, em honra ao padroeiro de Bento Gonçalves, Santo Antônio:

Publicado por Jornal Semanário em Quarta-feira, 13 de junho de 2018

De acordo com Rufinoni, Santo Antônio deve ser modelo de cristão para todos, afinal, pregou o evangelho para todos. “Devemos nos espelhar nele. Hoje em dia, todos possuem uma bíblia em casa e devemos tirá-la do armário, abri-la e lê-la, a fim de conhecermos a verdadeira mensagem de Cristo. Santo Antônio era exímio conhecedor das escrituras por ter estudado e lido constantemente a palavra”, comenta.

Acompanhe, ao vivo a procissão de Santo Antônio pelas ruas de Bento Gonçalves:

Publicado por Jornal Semanário em Quarta-feira, 13 de junho de 2018

Para o pároco Ricardo Fontana, a festa superou as expectativas dos organizadores. “Das quatro edições em que estou na paróquia, esta, com certeza, foi a com o maior número de participantes. Isso nos deixa felizes. A nossa festa é a segunda maior da Diocese, sem sombra de dúvidas”, salienta. Ele ainda expressou sua indignação e cobrou do empresariado e autoridades, respeito pelo feriado municipal. “Preciso desabafar e mostrar a minha indignação sobre a utilização do dia santo, de feriado municipal, onde muitas empresas trabalharam, visando recuperar os dias de paralisação. Precisamos respeitar essa data, ou senão, as futuras gerações serão penalizadas com a falta de respeito e manutenção da cultura e religiosidade de Bento Gonçalves”, disse.

Finalizando as festividades do dia, às 18h, ocorreu a última missa, com a divulgação dos casais festeiros da edição de 2019. Confira quem são os escolhidos:

Acompanhe, ao vivo, a missa de encerramento da 140a Festa de Santo Antônio de Bento Gonçalves:

Publicado por Jornal Semanário em Quarta-feira, 13 de junho de 2018

Clacir Rasador e Susana Tercila Giordani
Ricardo Tonet e Lea Cristiane Gonzatti Tonet
Fábio Luis Piazza e Silvana Casagrande Piazza
Valmor Poletto e Rosita Poletto
Gilmar Cantelli e Dalvina Maria Osmarin Cantelli
José Rossatto e Clarice Rossatto
Setembrino e Natalina do Rosário.

Mais de 85 mil pãezinhos distribuídos

Além das celebrações, os tradicionais pãezinhos de Santo Antônio foram sucesso nesta edição: mais de 85 mil distribuídos.

Benção com freis franciscanos

Durante todo o dia, os freis franciscanos estiveram presentes abençoando individualmente os fieis. Longas filas se formaram em busca da tradicional bênção. A maioria dos pedidos estavam voltados para a saúde, paz e um país melhor.

140ª Festa de Santo Antônio: arte, tradição e fé reunidas em Bento