Nos dias 22 e 23 ocorre a 1ª edição do Mercatino di Natale, no complexo cultural da Casa das Artes, entre o Museu do Imigrante e a Casa das Artes, em Bento Gonçalves. O evento conta com apresentações culturais, corais, gastronomia, artesanato, piquenique noturno, entre outras atrações.
Os objetivos do evento envolvem resgatar a memória cultural do imigrante italiano, desenvolver o sentimento de pertencimento e promover a inclusão cultural da comunidade, bem como o turismo. A inspiração vem dos mercatinos italianos, famosos na região norte, como na Província Autônoma de Trento. De acordo com informações do Circolo Trentino, que organiza o Mercatino, nessa época do ano as barracas de artesanato, comidas típicas e atrações culturais engrandecem o espírito natalino das comunidades do norte da Itália.
Segundo o representante do Circolo Trentino, Sandro Giordani, é uma comemoração centenária, voltada para o espírito natalino. “Tem cidades que fazem uma decoração muito especial, então estamos colocando recursos para isso”, salienta.
Na perspectiva de Giordani, deve haver uma boa participação da comunidade, principalmente por ser a primeira edição. Ele adianta ainda que terão food trucks. “O pessoal busca bastante isso”, observa.
No dia 23 está previsto para acontecer a tradicional corrida Pinne’s Cup, que consiste em competir com fantasias e pés de pato. De acordo com Giordani, no ano passado
o vencedor ganhou um prêmio especial. “Ele foi com nosso grupo, por uma semana, fazer um intercâmbio na Itália”, ressalta.
Ainda de acordo com Giordani, esse tipo de evento é muito importante para a comunidade bento-gonçalvense, visto que as tradições podem desaparecer se não forem preservadas. “Nós precisamos manter nossa história, nossas tradições, principalmente para os jovens. Temos que valorizar os corais e o artesanato”, comenta.
Ainda no dia 23, a partir das 21h, deve ocorrer uma confraternização dos 142 anos da chegada dos imigrantes tiroleses/italianos a Bento Gonçalves. Além disso,
comemora-se o 28º aniversário do Circolo Trentino de Bento Gonçalves.

 

Mercados de Natal na história

A história dos mercados de Natal remonta ao final da Idade Média, nas regiões onde hoje se localizam Alemanha, Áustria, norte da Itália e algumas comunas francesas. O “mercado de dezembro”, de Viena, foi uma espécie de percursor do mercado natalino e ocorreu pela primeira vez no ano de 1294.