A Associação dos Peritos Oficiais da Área Criminal do Estado do Rio Grande do Sul (ACRIGS-Sindicato) realiza entre os dias 18 e 21 de novembro, o IX Seminário Nacional de Perícias de Acidentes de Trânsito e o XI Seminário Nacional de Perícias de Identificação de Veículos. Ambos os eventos são promovidos pela Associação Brasileira de Criminalística (ABC) e estão entre os mais importantes do país para o desenvolvimento da perícia criminal. A cada ano, uma cidade diferente é escolhida para a execução do evento. Em 2014, o ciclo de palestras e debates ocorre em Porto Alegre, com ampla programação sobre os principais temas de interesse da perícia de acidentes de trânsito. As atividades serão realizadas no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, no Centro, em Porto Alegre.

No dia 18 de novembro, terça-feira, será dado o pontapé inicial para o evento, com o curso pré-congresso “Capacitação em Perícia de Trânsito”, ministrado pelo perito Rodrigo Kleinübing, diretor-científico da ACRIGS-Sindicato. A partir do dia 19, os participantes terão acesso a cursos e palestras que abordarão desde a experiência internacional em perícia de acidentes de trânsito, crimes de trânsito, passando pelas novas tecnologias usadas nesse tipo de ocorrência, reconstrução de acidentes, até investigação médico-legal desse tipo de acidente, entre outros assuntos. Já estão confirmados nomes como Oswaldo Negrini Neto (um dos mais renomados peritos criminais do Brasil, integrou a equipe do caso Carandiru), o argentino Fernando Ferro (especialista em Fotogrametria e vídeo-análise), Ventura Raphael Martello Filho (Perito Criminal aposentado pela Superintendência da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo, membro de diversas associações internacionais ligadas à perícia em acidentes de trânsito).

As inscrições para o congresso estão abertas e podem ser realizadas através do site www.criminalisticapoa2014.com.br. Há valores especiais de pagamento para associados da ACRIGS-Sindicato e da ABC. A programação completa e mais informações sobre o evento também podem ser obtidas no site.