A tradicional festa em honra ao padroeiro de Bento Gonçalves, Santo Antônio, que ocorre na quarta-feira, 13, e diversas mudanças no trânsito serão realizadas, a partir das 6h30min, para receber milhares de devotos do santo casamenteiro.

Considerada uma das maiores e mais antigas festas religiosas da região, a comemoração do Dia Festivo inicia às 6h, tendo como estimativa a participação de cerca de 15 mil pessoas. O ápice da programação será a procissão pelas ruas centrais que homenageia a imagem do peregrino.

O percurso da peregrinação iniciará na Rua Marechal Deodoro, seguindo pelas ruas Gomes Carneiro, Barão do Rio Branco até a Cândido Costa, retornando pela Rua Marechal Deodoro até a Igreja Santo Antônio.

Devido a isso, a Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana, por meio do Departamento de Mobilidade Urbana (DMU), informa que o trânsito estará parcialmente interrompido em alguns pontos da área central.

O lado direito da Rua Marechal Deodoro, desde a Julio de Castilhos até a Igreja Santo Antônio, estará bloqueado a partir das 6h30min, sendo que o lado esquerdo estará livre para circulação de veículos.

A partir das 14h30min, a Marechal Deodoro com a Saldanha Marinho e rua Julio de Castilhos com a Ramiro Barcelos, também estarão com o trânsito totalmente interditado. A previsão de liberação é às 17h30min. O ponto de ônibus será transferido para a Rua Ramiro Barcelos em frente ao Colégio Aparecida.

Todos os bloqueios estarão devidamente sinalizados e monitorados por Agentes de Trânsito que indicarão as rotas alternativas, conforme mapa.

Confira a programação do Dia Festivo – “Com Santo Antônio, ser Peregrino do Amor”:

6h – Alvorada Festiva com Repicar dos Sinos no Santuário e em todas as Comunidades.

7h – Missa no Santuário: Celebrante – Reitor do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio – Padre Gilnei Fronza

8h30min – Missa no Santuário: Celebrante – Pároco da Paróquia do Pio X – Padre Izidoro Bigolin

10h – Missa no Santuário: Celebrante – Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre – Dom Jaime Spengler

12h – Almoço Festivo no Salão Paroquial (ingresso a R$ 50 na secretaria paroquial ou com festeiros)

15h – Missa Solene Campal,presidida pelo bispo da Diocese de Caxias do Sul, Dom Alessandro Ruffinoni, seguida de Procissão pelas ruas centrais.

18h – Missa de Ação de Graças, presidida pelo pároco Pe. Ricardo Fontana e Apresentação dos Casais Festeiros de 2018.

Durante o dia festivo haverá bênção individual da saúde com Freis Franciscanos.