A 34ª edição da Feira do Livro de Bento Gonçalves encerrou com a comercialização de 11 mil exemplares ao longo dos 12 dias de evento. Com uma programação que envolveu 23 escritores, 14 lançamentos de livros, 26 apresentações musicais, o evento recebeu mais de 50 mil visitantes que puderam debater temas do cotidiano, entre eles, o feminismo, racismo, questões indígenas, de gêneros, inclusão social, entre outros.

No último dia da feira, no domingo, 13, o escritor homenageado Douglas Ceccagno disse que a honraria recebida fortalecerá os laços com a cidade. “A homenagem da Feira do Livro foi, para mim, o coroamento de uma caminhada bem-sucedida, e que continuará, com minhas futuras criações, como uma conversa que se renova permanentemente. Da mesma forma, esta Feira dará prosseguimento a sua conversa com o nosso município a cada vez que um leitor abrir um livro”, garante.

Além de Ceccagno, a patrona Anna Cláudia Ramos agradeceu o acolhimento recebido e afirmou que os efeitos da feira devem permanecer continuamente. “Uma Feira do Livro não é só xis dias numa praça. Ela está além disso. Ela forma leitores. E o reflexo disso é o trabalho e a interação entre as secretarias, os encontros nos escolas, o bate-papo com os alunos, com os professores, com os escritores, as atividades realizadas com os livros”, ressalta.

Em seu pronunciamento, o secretário da Cultura e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares, ressaltou os números da edição de 2019, o que representou um aumento de 10% na comercialização, em relação ao ano passado. “É muito bom encerrar um evento com a sensação de dever cumprido. Finalizamos com os objetivos alcançados com a meta de 11 mil livros vendidos. Isso representa um acréscimo de 10% em relação ao ano passado. Também, diretamente e indiretamente, a Feira alcançou 50 mil pessoas, demonstrando que o segmento da Literatura gera emprego e renda”, observa.

Foto: Jose Martim Estefanon