Geral

Famurs promove 39º Congresso de Municípios do RS em Bento Gonçalves

Da Redação
Escrito por Da Redação

A Famurs realiza entre os dias 3 e 5 de julho a 39ª edição do Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul. Neste ano, o evento será realizado em Bento Gonçalves, no Dall’Onder Grande Hotel. Com o tema “Unidos para superar desafios”, o congresso marca o fim da gestão Antonio Cettolin e encerra com a posse da diretoria para a gestão 2019/2020. O evento é patrocinado por Banrisul, Corsan, Badesul, BRDE, Sicredi, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Também recebe apoio do Detran, da Confederação Nacional de Municípios (CNM), da prefeitura de Bento Gonçalves e da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne).

A edição deste ano abordará, entre as principais pautas, a reforma da previdência e os desafios da gestão de crise nos municípios. Na quarta-feira, dia 3, será realizada a recepção e o credenciamento dos participantes. Já no dia 4, quinta-feira, está prevista apresentação do grupo musical infantil do município de Boa Vista do Sul para marcar o início do 39º Congresso. Na sequência, serão realizados painéis sobre desafios da administração pública, políticas públicas para humanização do parto e a pauta municipalista nacional, além da apresentação da Cartilha de Proteção a Pessoa Idosa.

Neste dia, também será abordada a reforma da previdência, com o secretário adjunto de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo José Rolim Guimarães; e o presidente Cettolin mediará um painel sobre “Como enfrentar situação de crise econômica nos municípios”, que vai contar com a participação do economista Eugênio Lagemann e do Secretário de Estado da Fazenda Adjunto, Jorge Luis Tonetto. Para encerrar o primeiro dia de debates, a Famurs recepcionará os prefeitos participantes em um jantar a ser realizado na Vinícola Peterlongo, em Garibaldi.

Das 9h às 11h, também será realizada uma reunião com os secretários de Fazenda e Finanças. Promovido pelo Conselho dos Secretários Municipais de Fazenda e Finanças (CONSEF/RS), o encontro será na Sala Pública de Cinema da Fundação Casa das Artes e terá como pauta “A hipótese de incidência de PASEP nas operações intraorçamentárias relativas a RPPS”.

Na sexta-feira, o Congresso vai ser marcado por solenidades. O prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Freire, vai ser empossado presidente da Famurs para a gestão 2019/2020. A diretoria será composta pelos vices-presidentes Cleiton Bonadiman, prefeito de Seberi; Emanuel Hassen de Jesus, prefeito de Taquari; Fábia de Almeida Richter, prefeita de Cristal; Guilherme Rech Pasin, prefeito de Bento Gonçalves; Marcelo Arruda, prefeito de Barra do Rio Azul; Ronaldo Boniatti, prefeito de Nova Pádua; e Vilmor Carbonera, prefeito de Vila Flores.

Também no dia 05 serão conhecidos os vencedores do 3º Prêmio Boas Práticas e será realizada a entrega da Medalha de Mérito Municipalista a personalidades que trabalham em prol do fortalecimento do municipalismo gaúcho.

Simultaneamente à realização do 39º Congresso de Municípios do RS, acontece o 26º Fórum dos Dirigentes Municipais de Cultura do Rio Grande do Sul e o 1º Fórum dos Dirigentes Municipais de Turismo do Rio Grande do Sul, no Anfiteatro da Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Os eventos, realizados nos dias 3, 4 e 5 de julho, são gratuitos e as inscrições poderão ser realizadas no local.

Fonte: Ascom Famurs

 

Sobre o autor

Da Redação

Da Redação

redacao@jornalsemanario.com.br

Deixe um comentário