O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) comemora o desempenho do polo moveleiro no mercado externo em 2017. Conforme dados levantados junto ao Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, as empresas locais exportaram 38 milhões de dólares em 2017, o que representa um crescimento de 8,9% em relação ao ano anterior.

Dentro dos principais mercados, os melhores resultados foram obtidos no Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia, Panamá, México, Paraguai e Estados Unidos. Destaque ainda para o incremento de exportações para a Arábia Saudita (+1029,2%), Emirados Árabes Unidos (+117,1%) e Índia (+1098,3%). O polo moveleiro de Bento Gonçalves inclui 300 empresas sediadas nessa cidade, além de Monte Belo do Sul e Santa Tereza. O desempenho foi superior às exportações de móveis do Rio Grande do Sul, que tiveram incremento de 4,9% no período, e do Brasil como um todo, onde o crescimento foi de 6,9%.

Para o Sindmóveis, esse resultado tem especial relevância, considerando que as vendas no mercado interno tiveram queda no ano passado. Conforme o presidente da entidade, Edson Pelicioli, o contato com as exigências e peculiaridades do mercado internacional torna as empresas ainda mais competitivas também no mercado doméstico, promovendo o desenvolvimento de todo o setor moveleiro. “Acreditamos que o tamanho do mercado internacional e o potencial da indústria moveleira mais do que justificam o investimento nas exportações e negócios internacionais”, afirma.

O Sindmóveis conduz diversas iniciativas para a internacionalização e desenvolvimento de todo setor moveleiro. Além das ações comerciais que servem como ferramenta competitiva para os lançamentos da indústria moveleira, o sindicato conta com um Comitê Internacional, que estuda e fomenta oportunidades para o polo moveleiro no mercado externo. Esse grupo também atua como fórum de discussão de estratégias para superar as dificuldades do mercado internacional e desenvolvimento de ações para o setor moveleiro.

No âmbito da Movelsul Brasil, que se realiza de 12 a 15 de março de 2018, em Bento Gonçalves, o Sindmóveis prepara a maior edição de Projeto Comprador de sua história. Serão 50 lojistas e distribuidores estrangeiros convidados a negociar com indústrias e designers brasileiros em rodadas de negócios realizadas durante a feira.

Na última edição feira, em 2016, foram 780 rodadas de negócios entre 120 empresas brasileiras e 30 importadores convidados. Para o próximo ano, as rodadas terão apoio da Apex-Brasil, por meio dos projetos setoriais Brazilian Furniture (Abimóvel) e Raiz (Sindmóveis).