Após um ano de estudos e projetos, a Tecnovitis está pronta para receber a comunidade vitivinícola na localidade do 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, a partir de hoje, 2 de dezembro, às 13h30min. A feira especializada na produção da uva trará os visitantes para baixo dos parreirais, apresentando os avanços que o setor vitícola da região alcançou nos últimos anos. A programação inicia às 9h, na Embrapa Uva e Vinho e segue até sexta-feira, 4 de dezembro.

A Tecnovitis é uma evolução da antiga Vitis Aurora, que costumava ocorrer no centro tecnológico da Vinícola Aurora em Pinto Bandeira. Ampliada e atualizada, a feira apresentará temas como a difusão tecnológica e repassará ao produtor conhecimentos técnicos para o cultivo da videira, com a divulgação de produtos, demonstração de novos fungicidas e possibilidade de assistência técnica em grupos.

O presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha e diretor da Tecnovitis, Elson Schneider, afirma que a expectativa é boa para o primeiro dia de evento. “Trabalhamos um ano para a realização da Tecnovitis e, agora, chegamos à reta final. Inclusive o tempo está nos ajudando, sem previsão de chuva para os três dias de evento. Esperamos que o produtor possa visitar e, assim, fique informado sobre as novas tecnologias para o seu desenvolvimento e da sua produção”, enaltece.

A Tecnovitis é apontada como uma necessidade para os produtores, pois ele poderá se preparar para a próxima produção e colheita da uva com as novidades tecnológicas. A intenção é que a feira ocorra, sempre nesta época, a cada dois anos. “Escolhemos este espaço no 8 da Graciema pois simboliza toda a cultura vitivinícola da nossa região. Contamos com mais de 40 expositores, divididos entre os 30 mil metros quadrados do local, que conta com área de alimentação, exposições, estacionamentos e os parreirais, onde o produtor poderá todas as demonstrações e aplicações dos produtos divulgados na feira”, explica o diretor. 

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 2 de dezembro.