A derrota no fim de semana passado para o Igrejinha não foi capaz de impactar, de forma global, no jogo seguinte do Esportivo. Na noite de quarta-feira, 20, o Alviazul recebeu o Passo Fundo e, mesmo saindo atrás no placar, conseguiu vencer os adversários por 3 a 1. Com o resultado, a equipe de Bento Gonçalves se mantém na liderança do Grupo B e dispara rumo à classificação às quartas de final.

O confronto realizado em fria noite no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos possuía uma característica a prevalecer: um dos envolvidos sairia dos tropeços passados. Se os bento-gonçalvenses haviam sido derrotados fora de casa para o Igrejinha, o Tricolor do Planalto precisava voltar a vencer, já que há três confrontos não sabia o que era pontuar. Para o duelo, os mandantes voltaram a utilizar a equipe principal, com exceção do lesionado Renan, que não tem previsão para retorno.

E o início do jogo dos visitantes foi promissor. Logo aos três minutos, Bruno Sacomani aproveitou chance e colocou a bola no fundo das redes do arqueiro Jonatas. A mudança no marcador deixou o Esportivo atrás no placar e com um pouco de instabilidade.

Entretanto, aos poucos, a equipe de Bento Gonçalves voltou a atuar da forma que sabe, colocou a bola no chão e passou a dominar as ações ofensivas. Aos 37, a bola cruzou a área e chegou a Gullithi, que a empurrou para o meio da área, onde encontrou Zulu. O matador finalizou para o gol e igualou o marcador.

Aproveitando o desequilíbrio emocional de uma equipe que evitava a quarta derrota seguida, poucos minutos depois o Esportivo voltou a marcar. Usando a bola parada mais uma vez, Athos cobrou escanteio, Zulu buscou o desvio e chocou-se levemente com o goleiro adversário. Na confusão, a bola entrou e o gol foi marcado para o centroavante alviazul. Os atletas do Passo Fundo reclamaram falta em Gustavo Marques, porém a marcação foi de gol e o jogo foi para o intervalo com 2 a 1 para os mandantes.

O segundo tempo foi de característica distinta. O Passo Fundo tomou conta das ações ofensivas, afinal precisava da vitória. O Esportivo, por sua vez, garantia aos visitantes a posse de bola, já que naquela altura jogava por apenas uma oportunidade de matar o jogo.

E assim o fez aos 38 minutos da etapa final. Vinicius Martins saiu do banco de reservas e fez jogada pelo lado direito e encontrou Athos na entrada da área; o camisa 10 tentou passe de letra para Nena, mas a bola rebateu e encontrou novamente o armador da jogada: Vinicius Martins finalizou com exatidão, fez o terceiro do Esportivo e sacramentou a vitória por 3 a 1.

Para o autor do terceiro gol, a vitória mostra que o plantel é capaz de garantir vitórias mesmo quando o jogo pode não estar favorável. “Mesmo tendo um novo começo em casa não tão bom. Mas soubemos bater até empatar e virar o jogo. Isso mostra a força do grupo, quem entrou foi bem”, avaliou Vinicius Martins. Remanescente da temporada passada, o extremo ainda comemorou a situação da equipe na classificação. “Agora temos 19 pontos, estamos perto do primeiro objetivo que é a classificação e buscar as melhores posições”, finalizou.

O Esportivo se mantém no topo com um ponto a mais que o Glória. Com a vitória, o Alviazul abriu 10 pontos de vantagem sobre o Tupi, o quinto colocado — a equipe de Crissiumal joga nesta quinta-feira, 21, contra o São Borja. O próximo compromisso do time de Bento Gonçalves é no domingo contra o União Frederiquense, novamente no Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos.


Foto: Enio Bianchetti, Divulgação.