A empresa Fontana & Orsolin Ltda foi a vencedora do processo licitatório realizado pela prefeitura de Bento Gonçalves para construção de duas novas escolas de educação infantil nos loteamentos Bertolini e Santa Fé. O resultado foi divulgado na segunda-feira, 22 de setembro, pela Comissão de Licitações da Secretaria Municipal de Finanças. A empresa participou da concorrência pública nos dois editais e foi considerada habilitada. As obras totalizam um investimento municipal de R$ 1.769.578,33 e serão custeadas por meio de convênio entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e o governo federal. A construção dos espaços integram um conjunto de políticas públicas municipais previstas pelo programa “Cultura do Saber”.

Os projetos foram cadastrados em 2013 pela Smed junto ao Ministério da Educação (MEC), via Plano de Ações Articuladas (PAR). As duas escolas seguem os moldes do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), cada uma com capacidade para 120 crianças de quatro meses a quatro anos.

A escola municipal infantil do Loteamento Bertolini, localizada no Loteamentos Bertolini, será erguida na rua José Possamai, nº 653, e terá 708,25 metros quadrados de área construída. O espaço inclui cinco salas de aula, playground, solário, cozinha, refeitório, lactário, sala de higienização, lavanderia, sanitários, área coberta, depósito, sala de atendimento (enfermaria), salas administrativas.

A escola municipal infantil do Loteamento Santa Fé, localizada na rua Romualdo Basso, nº 135, no bairro São Roque, terá 708,25 metros quadrados de área construída. O espaço contempla cinco salas de aula, playground, solário, cozinha, refeitório, lactário, sala de higienização, lavanderia, sanitários, área coberta, depósito, sala de atendimento (enfermaria), salas administrativas.

O prazo máximo para a conclusão dos serviços é de 240 dias após a assinatura da ordem de serviço, sendo descontados os dias de chuva.

Para o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, as novas escolas aproximam a administração municipal da meta de zerar a fila de espera por vagas na educação infantil. “Temos consciência da importância disso para que os pais possam continuar trabalhando e trazendo renda para a família, mesmo quando os filhos são pequenos”, destaca.

A secretária de Educação, Iraci Luchese Vasques, acrescenta que essa é uma grande conquista. “Lutamos constantemente pela ampliação no número de vagas em escolas infantis e pela qualidade dos serviços prestados na educação de crianças e adolescentes do município.” Bento Gonçalves já conta com cerca de 1.800 vagas nas 19 escolas infantis municipais, além das 458 vagas compradas de escolas particulares.