Hoje, encerra de forma oficial o verão. Apesar da estação mais quente do ano estar dando um até breve para o início do outono e suas temperaturas mais amenas, o Aedes Aegypti, ainda estará deixando em alerta autoridades de saúde e a população em geral contra a transmissão da Dengue e demais doenças relacionadas. Em Bento, dois casos estão em investigação.

O motivo de atenção permanente tem uma explicação diante dos números. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, mediante os boletins divulgados pela Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), o último divulgado no dia 7 de março, 327 municípios do Rio Grande do Sul estão infestados pelo Aedes aegypti.

O estado contabiliza 275 casos suspeitos de dengue, sendo 29 confirmados, dos quais 10 autóctones (quando são contraídos na própria região). 87 pessoas continuam aguardando investigação e 153 tiveram a infecção descartada.

Bento Gonçalves está presente na lista da CRS. A situação é confirmada pela secretaria e vigilância de saúde. Até agora foram registrados 15 focos no município. O mês de janeiro é o que apresentou mais casos, 13. Em fevereiro, um caso e até agora, em março também apenas um registro.
De acordo com o coordenador da vigilância em saúde, Rafael Vieira, duas suspeitas estão sendo investigadas. Um deles é para dengue e outro para dengue e zika vírus.

Ainda segundo Vieira, não se sabe exatamente onde as pessoas foram infectadas. “Como isso está em investigação, por hora tudo está sendo apurado e analisado, só ao final da investigação mesmo para termos certeza de algo, tanto com relação a ser ou não alguma dessas doenças, bem como o possível contágio”, salienta.

Foto: Reprodução