A construção da Comunidade Santa Rita inicia com a doação de um terreno pelo casal Ângelo e Maria Massuti, em 1981. Logo começaram a ser erguidas as primeiras paredes. No entanto, a inauguração ocorreu após três anos, em 1984.

No mês de novembro, serão comemorados os 35 anos da obra da primeira capela. O presidente da comunidade, Itacir Somensi, acompanha há 14 anos as atividades, e relata que a escolha da santa padroeira foi feita pelos doadores do terreno. “Conforme comentam os moradores mais antigos, o casal sempre comentava entre os conhecidos que iria doar uma área”, diz. Alguns anos depois, a comunidade adquiriu o terreno ao lado para a construção de uma nova capela um pouco maior em virtude do número de famílias ter aumentado.
Hoje, onde estava localizada a primeira capela funciona a copa. Já a igreja está instalada no primeiro piso do prédio.

No salão estão as salas de catequese que atendem os alunos da Eucaristia, Crisma e pré-Crisma. No total são atendidos 83 crianças e adolescentes.

No salão, há uma galeria que conta um pouco da história da comunidade. Estão expostos quadros com o início das obras, as placas comemorativas e uma homenagem ao casal doador do terreno: Ângelo e Maria.

Beleza

A igreja chama a atenção por sua beleza de detalhes. Nela está a imagem de Nossa Senhora de Lurdes em um gruta toda em pedra. Além disso, há um espaço, onde os devotos depositam os agradecimentos pelas graças alcançadas. É possível visualizar também porta-retratos com fotos de crianças e orações. Já a imagem de Santa Rita está no altar, que possui uma estrutura ao fundo toda em madeira.

Segundo o presidente da comunidade, quando ocorrem celebrações festivas é utilizado o salão, mas quando as missas são para um número menor de pessoas é usada a capela. A imagem de Santa Rita foi doada por José Parisotto, morador do bairro, após uma promessa. A benção da capela ocorreu no ano de 1988.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 30 de julho.