Em 1996, voluntárias Terezinha Poletto e Erci Gregoletto Molinari iniciavam sua jornada junto aos pacientes SUS em vulnerabilidade social. Atualmente, grupo cresceu em número de participantes e em atuação

Há 27 anos, no dia 24 de abril de 1996, o Voluntariado do Hospital Tacchini abria suas portas com duas integrantes e muita vontade de fazer a diferença. As voluntárias Terezinha Poletto e Erci Gregoletto Molinari iniciavam sua jornada junto aos pacientes SUS em vulnerabilidade social. Depois de quase três décadas, o grupo cresceu em número de participantes e em atuação.

Ao longo de 2022, as 36 participantes doaram 1.083 enxovais para recém-nascidos. Além disso, foram distribuídas 39,9 mil fraldas descartáveis, 390 pares de calçados e 6.350 kits de higiene tanto para adultos quanto para crianças internadas pelo SUS na instituição. “Durante todos esses anos, realizamos milhares de doações e ajudamos muitas famílias. A gente acolhe e tenta ajudar o máximo que pode. Mas em troca recebemos muito mais. O carinho que chega até a gente é gigante. O Departamento de Voluntariado é fazer o bem e receber amor em troca”, descreve a atual presidente, Margaret Donadel.

História

Inicialmente, o grupo passou a trabalhar na confecção de enxovais para os recém-nascidos, costurando e reformando roupas usadas, além de criar peças em tricô e crochê. Mas os serviços logo foram ampliados e as voluntárias passaram também a doar roupas e itens de higiene pessoal para os pacientes adultos internados pelo SUS que estivessem em vulnerabilidade social.

A vontade de ajudar o próximo continuou crescendo, passando a organizar também a distribuição de remédios de amostra grátis doados pelos médicos da cidade, sempre mediante a apresentação de prescrição. Em 2003, as voluntárias iniciaram ainda um trabalho junto ao departamento de psiquiatria do hospital, oferecendo serviços de estética, com corte de cabelo e embelezamento das mãos aos pacientes.

Além disso, em datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Crianças e Natal, o voluntariado realiza a doação de doces e brinquedos para as crianças internadas pelo SUS.

Mas mais do que doar roupas, enxovais, fraldas, doces ou brinquedos, as integrantes doam seu tempo, seu sorriso, sua disposição, seu carinho e seu amor para fazer o outro mais feliz. “Construir um mundo mais humano só é possível a partir de atitudes como essas. Nossas voluntárias estão de parabéns”, completa Margaret.

Pessoas interessadas em colaborar com o trabalho do Grupo de Voluntárias podem entrar em contato pelo telefone (54) 3455.4141.