Com as altas temperaturas e a grande quantidade de chuva, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Bento, por meio da Vigilância Ambiental, realiza ações para manter o controle do mosquito borrachudo. A cada 15 dias, são realizadas aplicações do Bacillus turinghiensis var Israelensis (BTI) em locais com água corrente (como riachos e saídas de açudes), onde o borrachudo se prolifera.

A coordenadora da Vigilância Ambiental, Simone Menegotto, explica que a aplicação ocorre simultaneamente em todos os distritos. “Inclusive, procuramos combinar com Farroupilha e Garibaldi, municípios que fazem divisa com Bento, para que a aplicação ocorra nos mesmos dias no interior das três cidades, aumentando a eficácia”, diz.

Ela acrescenta que já há um cadastro de moradores que necessitam do produto. “Mas estamos à disposição para visitar novas residências. Se necessário, o produtor passa a receber aplicadores em casa”, ressalta. Conforme ela, o município utiliza uma média de mil a mil e quinhentos litros de BTI por ano no combate. A quantidade é distribuída para as cinco subprefeituras, conforme a demanda.

A picada do mosquito borrachudo é dolorida e pode causar alergias. Podem ocorrer ferimentos graves decorrentes de coceira. Mais informações podem ser adquiridas com a Vigilância Ambiental, pelo (54) 3055.7265 ou nas subprefeituras de cada distrito.