O que é a vasectomia e como é realizado?
A vasectomia é um procedimento anticoncepcional seguro e definitivo. Realizado através de duas pequenas incisões na bolsa escrotal com secção e extirpação de pequena porção dos ductos deferentes (tuneis que levam o espermatozoide a próstata).

A vasectomia interfere na potência sexual masculina?
Definitivamente NÃO. O procedimento não interfere nos nervos e artérias que são utilizados na ereção. Pela mesma razão, não há interferência no prazer sexual ou na produção de testosterona (hormônico masculino), responsável pela libido

Se eu fizer vasectomia, vou parar de ejacular?
Não, porque quando se faz a vasectomia apenas o canal deferente é interrompido, impedindo a eliminação dos espermatozóides, que corresponde apenas de 1 a 2% do volume do esperma. O líquido seminal (98%) continua saindo normalmente e esta diferença não é perceptível.

O procedimento é doloroso? Vou sentir dor quando passar o efeito da anestesia?
O procedimento não é doloroso. A anestesia pode ser realizada com sedação ou apenas com anestesia local. Após a cirurgia o mais comum é o comentário da percepção de que “foi mexido”, mas que não chega a configurar dor.

Por quanto tempo
preciso usar camisinha (ou a parceira usar pílula) para evitar a gravidez?
Em torno de 60 dias ou após um mínimo de 8 a 10 ejaculações geralmente desaparecem todos os espermatozóides do sêmen, inclusive aqueles que estavam armazenados na vesícula seminal, pois mesmo após o procedimento, uma certa quantidade que já estava armazenada, ou seja, já tinha passado pelo ponto da interrupção, é progressivamente eliminada. Porém a liberação para relações sem proteção é autorizada após realização do exame de Espermograma.

A vasectomia é reversível?
Sim, a vasectomia é reversível. Atualmente a recanalização do Ducto Deferente é factível, porém, muitas vezes, mesmo com o retorno do espermatozóide ao sêmen vê-se uma dificuldade de se obter a gravidez. Devido a obstrução dos canais ou pela formação de anticorpos produzidos pelo próprio homem após a realização da vasectomia. Portanto, o procedimento é o melhor método anticoncepcional, mas somente para aqueles casais convictos de que nunca mais irão querer filhos. Se não existe tal convicção, é melhor optar por outros métodos anticoncepcionais.

Em quanto tempo posso voltar a trabalhar e
a praticar esportes?
Para atividades que não utilizem força física, o retorno pode ser em 48 horas. Para trabalhadores braçais ou para aqueles que praticam esportes, o ideal é aguardar 5 dias.

Quem pode fazer a vasectomia?
De acordo com a lei 9.263, que regulamenta o planejamento familiar, indica-se a vasectomia para homens acima de 25 anos ou, pelo menos, com dois filhos vivos ou nos casos onde a gravidez da cônjuge poderá gerar risco de vida. Na prática diária costumo dizer aos homens que devem eleger a vasectomia como um procedimento definitivo, apesar de sabermos hoje que existe a possibilidade de reversão, estando seguro de sua decisão.