Para muitas pessoas, comer feijão não é um bom negócio: os feijões possuem carboidratos que não são muito bem digeridos pelo organismo. Nesses casos, o feijão fermenta no sistema digestivo, provocando gases.

A vagem, também conhecida como “feijão verde”, além de não causar desconfortos gastrointestinais, é mais nutritiva que o feijão. Ela é leve e de fácil digestão, fortalecendo a imunidade do organismo.

Propriedades da Vagem
A vagem nada mais é que o fruto verde de diversas espécies de feijão. Ela possui riqueza em vitaminas e minerais: possui vitamina A, C, K e complexo B. Também possuem minerais como: silício, cálcio, manganês, ferro, cobre e potássio. Seu consumo também garantirá quantidades expressivas de fibras. A vagem é rica em ácido fólico, flavonoides, betacaroteno e carotenoides. Possui ação antioxidante e tem efeito anti-inflamatório.

Previne o envelhecimento: O poder antioxidante é garantido pela porção de vitamina C, betacaroteno, manganês e ácidos fenólicos dos grãos.

Melhora a saúde dos ossos: Possui minerais como o silício, magnésio e, o mais representativo para ossos e dentes, o cálcio. Ainda contém vitamina K, que é uma vitamina promotora da absorção de cálcio.

Melhora a saúde cardiovascular: Os grãos da vagem ajudam a reduzir as células de gordura presentes na corrente sanguínea. O ômega-3 mesmo estando em quantidade baixa, consegue auxiliar na diminuição do colesterol ruim.

Previne a anemia: Pode ser reconhecida como fonte de ferro, principal nutriente para fortalecimento do sistema imunológico.
Ajuda na prevenção da diabetes: Pode auxiliar no controle de taxa de açúcar na corrente sanguínea, o que reduz a possibilidade de picos de insulina e hipoglicemia.

Benéfica para o intestino: O mau funcionamento da flora intestinal prejudica a absorção de nutrientes e dificulta a eliminação de substâncias indesejáveis ao corpo. Isso pode gerar não só inchaços e desconfortos, mas consequências muito mais graves. A vagem é rica em fibras benéficas para a eliminação de toxinas e substancias que influenciam negativamente no comportamento do organismo.

Melhora o humor: O ácido fólico é uma substância que ajuda na síntese de diversos neurotransmissores como a dopamina, a serotonina, a noradrenalina e a homocisteína. Todos eles ajudam a reduzir sintomas de depressão e assim, melhoram o humor.

Boa para os músculos: Para quem está fazendo treino de resistência, é muito útil incluir a vagem no cardápio. Ela contém magnésio, um mineral que é muito importante para a formação das cadeias de proteínas e, consequentemente, o crescimento muscular. Desta forma, a sua construção muscular melhorará, aumentando o seu desempenho nos treinos.

Como consumir a vagem?
Antes do preparo, lave as vagens em água corrente e remova suas pontas. Utilize pouca água no cozimento (ou dê preferência ao vapor). A vagem pode ser utilizada como salada em pratos frios, mas também é uma ótima pedida para pratos quentes. Ficam ótimas temperadas apenas com azeite de oliva e uma pitada de sal. Ficam boas em omeletes, em sopas, cozidas com arroz e cenoura. Outra sugestão é fritar o alho na manteiga e acrescentar as vagens para dourar - fica uma delícia!