Os prefeitos que fazem parte da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), estiveram reunidos na tarde desta sexta-feira, 11, na Câmara de Vereadores de Nova Prata, onde discutiram questões referentes ao fechamento de contas, dívidas dos municípios e venda da folha de pagamento. Entretanto, um assunto gerou alívio para os chefes do executivo, uma receita extra que veio por parte da repatriação de recursos depositados no exterior.

Aícaro Ferrari, vice-presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) mostrou tabelas sobre valores extras que podem ajudar as cidades a fechar as contas no final do ano. Ele informou que os municípios arrecadaram 6,6% a menos em relação a 2015 e que para 2016 estão garantidas as antecipações de receitas do ICMS de janeiro e do IPVA, além do dinheiro do Fundo Sobre Resultados das Exportações (FEX) que injetará aproximadamente R$ 5 milhões rateados entre os 31 municípios que fazem parte da Amesne.

O presidente da Associação, Ricardo Bidese, salientou a felicidade dos prefeitos ao saber dos valores extras. “No dia anterior soubemos que estávamos recebendo R$ 400 mil da repatriação e é um dinheiro que não tínhamos certeza que viria, isso ajudará a fechar as contas de muitos municípios que estavam em situação difícil”, comenta Bidese salientado que um dos valores mais significativos diz respeito aos repasses em atraso da área da Saúde que poderá chegar para os chefes do Executivo ainda este ano com adiantamento das contas de 2017.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, 16 de novembro de 2016.