As rugas são sinais naturais da pele, que inevitavelmente aparecem conforme os anos passam. Por motivos de estética, a busca por procedimentos que atenuam a presença delas é cada vez maior. Tão eficiente quanto o tratamento, porém, é a prevenção. Por isso, o ideal é usar protetor solar diariamente e manter uma alimentação balanceada.
“Alimentos ricos em carotenoides, como laranja, mamão, cenoura, damasco e vegetais escuros, retardam o envelhecimento celular, assim como os ricos em flavonoides, como chá verde, frutas vermelhas, beterraba e berinjela. O zinco, presente nos frutos do mar, o licopeno do tomate e as vitaminas C e E também retardam o envelhecimento celular. Já os alimentos ricos em isoflavonas (soja), selênio (castanhas) e silício (aveia) atuam no combate à flacidez cutânea”, indica Vanessa Metz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Cremes antirrugas

Existem três tipos de cremes contra as rugas: os cosméticos, os cosmecêuticos e os medicamentos. Enquanto os cosméticos apenas hidratam a pele, sem alterar a sua estrutura, os cosmecêuticos prometem penetrar mais na pele, sem os efeitos adversos que podem acontecer no uso de medicamentos. Eles são utilizados em pacientes com a pele sensível e têm como principais compostos o retinol, os chamados alfa-hidroxiacidos (glicólico e lático) e as vitaminas C e E. Entre os medicamentos, o mais famoso e indicado é o ácido retinoico.

Acupuntura

Essa técnica milenar já vem sido usada há muito tempo para o combate a rugas. Segundo a dermatologista Vanessa Metz, a acupuntura se baseia no princípio da medicina oriental de que o envelhecimento está ligado ao desequilíbrio no organismo.

Ginástica facial

A ginástica facial vai além de fazer caretas em frente ao espelho. Segundo a especialista em ginástica facial Bartira Bravo, os exercícios não fazem milagres na pele, mas, certamente, atenuam as marcas mais profundas.

Toxina botulínica

As aplicações de toxina botulínica são tão polêmicas quanto populares. Ela, conta a dermatologista Vanessa Metz, atenua as rugas dinâmicas (as marcas de expressão) por causa do efeito relaxante, que paralisa a musculatura onde foi aplicado. No entanto, o efeito é temporário, exigindo reaplicações conforme a necessidade – em média, a cada seis meses.

Patches antirrugas

Imagine colar um patch em sua pele e, quase que imediatamente, ele causar um lifting nela. Parece bom demais, mas os patches antirrugas, na verdade, proporcionam apenas um efeito temporário. “Por isso, são indicados para uso em dias de festa, como o famoso ‘efeito cinderela'”, diz a dermatologista Vanessa Metz.

Laser

Esse tratamento, em geral, estimula a produção de colágeno, dando aspecto renovado à pele. A dermatologista Vanessa Metz conta que o mais indicado é usar lasers fracionados. Eles realizam micro-perfurações na pele que coagulam o colágeno natural, estimulando o crescimento de um novo colágeno, assim como mais elastina, para amenizar as rugas.

Peeling químico

O peeling químico consiste em um processo que remove a pele morta e estimula a renovação celular, aumentando a sua velocidade. Para que isso aconteça, conta a dermatologista Vanessa Metz, compostos de concentrações elevadas de ácido são usados sobre a pele.

Fonte: minhavida.com.br