Provas artísticas iniciam neste sábado, 3 de agosto, e seguem até o domingo, 4 de agosto, em Erechim. Evento deve reunir centenas de competidores de 10 regiões
Inicia neste sábado, 3 de agosto, e segue até o domingo, 4, a etapa Inter-Regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). O evento ocorre na cidade de Erechim e deve reunir centenas de competidores de pelo menos 10 Regiões Tradicionalistas (RT), que disputam vagas para participar da etapa final, agendada para ocorrer em novembro, na cidade de Santa Cruz do Sul.
De Bento Gonçalves, nove artistas vão estar representando suas entidades tradicionalistas em diferentes modalidades. Além dos concorrentes da Capital Nacional do Vinho, os municípios de Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha e Veranópolis também vão estar participando da etapa.
Realizada a partir de agosto, a fase inter-regional é onde em grupos de dança e artistas individuais de regiões, classificam-se para a fase final. Recentemente, ocorreram algumas alterações no regulamento, e hoje, são realizados três inter-regionais, envolvendo todas as 30 Regiões Tradicionalistas do estado do Rio Grande do Sul.
Na edição de Erechim, participam as 7ª, 8ª, 11ª, 17ª, 19ª, 24ª, 25ª, 27ª, 28ª e 29ª regiões. Os mais bem pontuados em cada modalidade, garantem sua participação na final.
Conforme as informações divulgadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), da Capital Nacional do Vinho participam Rosilei Dalpozzo e Ana Luiza Bessega, do CTG Herdeiros da Bombacha e Verônica Galves Ribeiro do CTG Laço Velho, ambas na modalidade Declamação Feminina. Já na categoria masculino, Flávio Soccol, do CTG Gaudério Serrano, também estará participando
Na Gaita Piano, Ricardo Adriano Noskoski, o “Rick Gaiteiro”, do CTG Herdeiros da Bombacha, disputa uma vaga na grande final.
No solista vocal feminino, o CTG Laço Velho será representado por Carolini Nunes Fernandes e no masculino, Pedro Henrique Basso Gomes tenta uma das vagas. Do CTG Paisanos da Tradição, Lucas Felipe Lopes e Lucas Contini também brigam pela classificação.
Na modalidade Danças Tradicionais Força B, apenas o CTG Trilha Serrana de Carlos Barbosa está na disputa. E na Força A, apenas entidades tradicionalistas de Caxias do Sul representam a região na etapa.
O resultado dos classificados sai durante a realização do evento.
A relação completa dos participantes, você pode conferir neste link.
Estrutura foi montada durante a semana
Por ser realizada em Erechim, a etapa da competição é coordenada pela 19ª Região Tradicionalista. A estrutura para as provas começou a ser montada ainda no início da semana, com os principais locais de competição sendo o Ginásio Municipal Renan Agnolin, localizado no bairro Três Vendas, e o Instituto Federal – Campus de Erechim. Ambas as instalações foram preparadas para oferecer a infraestrutura ideal para a classificatória, que promete atrair grande público.
O presidente da Comissão Organizadora, Ricardo Valmorbida, expressa o entusiasmo da equipe ao destacar a importância do etapa para a cidade e para a cultura do Rio Grande do Sul. “Serão representantes de 10 Regiões Tradicionalistas do nosso Estado, incluindo a nossa, em um final de semana de fortalecimento da cultura do nosso Rio Grande do Sul”, afirma.
Conforme os organizadores, o evento será gratuito para o público, que terá acesso às apresentações e competições tanto no Ginásio Municipal quanto no IFRS. Valmorbida ressalta a importância da estrutura disponível. “É sonho de qualquer organizador de evento poder contar com a acessibilidade e espaços adequados como vamos ter e poder disponibilizar isso aos visitantes e equipes participantes”, revela.
Para deixar todo o espaço pronto para receber as centenas de participantes, mais de 150 pessoas estarão envolvidas na organização da etapa. Além de seu impacto cultural, o evento também é visto como um motor para a economia local. “Movimenta uma série de atividades que se envolvem em receber as equipes participantes, o público que vem de outras cidades, enfim, isso ajuda a economia do nosso município”, completa o presidente da Comissão Organizadora.