Você já parou para pensar como será Bento Gonçalves daqui há 20 anos? Duas décadas parecem muito tempo, porém, para os avanços da mobilidade urbana é um prazo exíguo e até curto, dependendo do que se pretende fazer. Passaram-se quase um ano e meio e o governo do prefeito Guilherme Pasin ainda se vê as voltas com um emaranhado de projetos que não conseguem sair do papel.

Primeiro, eram R$ 113 milhões, depois R$ 50 milhões para o asfaltamento de ruas, porém esta verba toda segue sem ser utilizada. Fala-se em projetos e mais projetos porém, a comunidade quer ver as máquinas trabalhando nas ruas. Acredita-se que ainda este ano algumas pavimentações sejam iniciadas.

A rua Arcido Garbin, que seria um ponto de ligação importante para quem chega de Farroupilha e Caxias e segue em direção as indústrias, sem ter que passar pela área central, não vai ser asfaltada este ano e, com muita sorte, receberá asfalto em 2015. Os problemas para asfaltar aquela via são inúmeros, por isso que nenhum prefeito ousou encarar este desafio até o momento. Quem dera fosse apenas a colocação de paralelepípedos para o recebimento do asfalto.

A prefeitura nem querendo pode realizar a obra. Precisa esperar pela Corsan, que é a responsável pela canalização de todo o trecho. Porém, a companhia, que começou trabalhando com força total em 2011, de 2013 para cá está realizando os trabalhos a conta-gotas. Devagar, quase parando. Tanto que, neste período, não realizou nem 10% do que dela se esperava. Descaso, problema político ou falta de empenho? Difícil dizer. De certo, apenas, é que as obras restantes só saem do papel após a Corsan concluir a canalização.

Além disso, a prefeitura vai precisar desapropriar áreas para construir a rótula junto à Embanor, fazendo a ligação da Arcido Garbin com a ERS-444. Estes trâmites também são demorados e complexos. Sem falar na pavimentação com paralelepípedos por toda a via. Por tudo isso, precisamos acreditar que o início do asfaltamento em 2015 é uma previsão mais que otimista do poder público.

Há muito por fazer, todos tem ciência disso. Faz tempo que a atual administração trabalha em cima de papéis. Está mais do que na hora de arregaçar as mangas e mostrar a que veio. Bento Gonçalves precisa de obras com a máxima urgência. O tempo vai passando e a novela vai se repetindo. É impossível crer que as máquinas só irão aparecer nas ruas no último ano de mandato.

A cidade está ficando pequena demais para tantos veículos circulando ao mesmo tempo. Precisamos de mais mobilidade urbana porém, até o momento, estamos caminhando a passos largos para a imobilidade. Ou o governo age logo ou, a curto prazo, Bento Gonçalves vai ficar totalmente congestionada. A comunidade bento-gonçalvense está cansada de desculpas e de esperar pelo “amanhã eu faço”. É preciso uma postura mais agressiva quando se fala em obras públicas. Caso queiram que algo aconteça neste município nos próximos anos.