A 3° edição do maior encontro de fornecedores para o setor vitícola já tem data: a Tecnovits vai acontecer entre os dias 4 e 6 de dezembro, na comunidade do 8 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves. A Feira, voltada à viticultura, acontece das 10 às 18h e tem entrada franca.

A programação contará com palestras técnicas, oficinas e uma audiência pública que vai abordar os impactos do acordo entre Mercosul e União Europeia na cadeia vitivinícola. Das 8h às 10h também vai ter painéis técnicos sobre rastreabilidade, tecnologia no cultivo da videira e agroindústria. Além disso, 16 espaços estão reservados para as agroindústrias do município e região, principalmente para vinícolas familiares comercializarem seus produtos durante a feira.

Elson Schneider, presidente do Sindicato Rural da Serra Gaúcha, antecipa que cerca de 20 mil visitantes são esperados e que a expectativa é muito positiva. “O evento será de integração, comercialização e muito conhecimento aos nossos viticultores do Estado e outras regiões do país. Estamos com mais de 100 expositores e estimativa de 10 milhões de reais”, destaca.

Desafios

Na Serra Gaúcha, o cultivo da uva nasceu para consumo próprio, mas com o excedente da produção, surgiram as primeiras vinícolas comerciais. Com o crescimento das áreas dos vinhedos e os investimentos por parte dos empresários do setor, formou-se o maior polo vitivinícola do Brasil.

Entretanto, com o crescimento da produção, os desafios se transformaram, exigindo mais qualificação da mão de obra e capacidade técnica e operacional das vinícolas para dar conta da demanda de produção e manter a qualidade dos produtos.

A Tecnovits tem como desafio conduzir as atividades do setor, incluindo a modernização e mecanização de processos, inovação tecnológica e, sobretudo, foco na qualidade dos cultivos.