O Grêmio está eliminado da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira, 16, a equipe gaúcha caiu nas semifinais do torneio, após perder por 1 x 0 para o Flamengo, no Maracanã. Na partida de ida, os rubro negros saíram na frente, vencendo o tricolor pelo placar de 2 x 0.
Apesar de pressionar a maior parte do tempo, o time de Renato Portaluppi parou em sua ineficiência ofensiva e não soube reverter a vantagem que o Flamengo havia construído na primeira partida, em Porto Alegre.
O resultado da noite desta quarta-feira, evita a chegada à final da Copa do Brasil e apaga o sonho do hexa, que, neste momento, somente é detido ao Cruzeiro. Agora, o Tricolor deve focar as atenções na única competição que ainda tem chances de erguer a taça: o Brasileirão, mesmo estando há vários pontos atrás do líder Botafogo.
O jogo
A partida começou pegada para as duas equipes. Logo cedo, o Flamengo chegou muito próximo ao gol. No entanto, Gabriel Grando evitou que a situação do Grêmio se complicasse ainda mais.
A partir de então, o Grêmio voltou ao jogo, em muitas ocasiões, como protagonista. Apesar do resultado favorável ao Flamengo, o time de Renato Portaluppi soube controlar os nervos e passou a ocupar os espaços dentro do campo do Flamengo. Atacava, mas a finalização invariavelmente não achava a rede do gol. Envolvido pelo controle de bola do Grêmio, o time carioca só era competente ao fechar os espaços na frente da sua área, dificultando os arremates.
Com a passagem do tempo, o jogo tornava-se pegado, até que um pênalti de Rodrigo Ely foi marcado a favor do Flamengo. Na cobrança, o time carioca não desperdiçou, com a cobrança de Arrascaeta. O jogo seguiu pegado, porém, sem efetividade do Grêmio. No agregado, os Rubro-Negros venceram o time por 3 x 0, resultado que encaminhou o time para a grande final da Copa do Brasil.
Apoiado por cerca de 55 mil torcedores, o Flamengo gastou os minutos finais e enfrentará o São Paulo, que derrotou o Corinthians nas semifinais.
Foto: Wagner Meier/Getty Images