Ações de curto, médio e longo prazo estão em definição após semanas agitadas na SMMAM
Nesta quarta-feira, 23 de fevereiro, a Secretaria do Meio Ambiente (SMMAM) anunciou algumas mudanças e ações que fazem parte de sua reformulação após o afastamento do secretário, Claudiomiro Dias. A pasta, agora sob comando do prefeito municipal, Diogo Siqueira, realizou uma reunião na terça-feira, 22, em que definiram o planejamento focado mas políticas públicas voltadas ao bem-estar animal.
Para começar, foi anunciado um novo Projeto de Lei (PL) para que seja feita a contratação de dois veterinários para atuar diretamente na fiscalização de maus tratos. No momento, essa PL foi encaminhada à Câmara de Vereadores para ser votada. Além disso, entre as propostas está a compra de equipamentos de fiscalização, como uniformes, medicação de uso veterinário e outros insumos.
Pensando na superpopulação de pets em Bento, a SMMAM também anunciou a abertura de um edital de chamamento público para credenciar empresas que prestem serviço de castrações. O intuito dessa ação é diminuir essa demanda, na qual ativistas da área julgam ser alta na cidade. A microchipagem, os exames pré-operatórios, atendimento de urgência e emergência e o táxi dog, para transporte de animais de donos que possuem baixa renda, são alguns dos serviços inclusos.
O prefeito ressaltou que um processo de reconstrução da SMMAM está em andamento, sendo a causa animal sua principal demanda. “Já estamos com as castrações em andamento, e um novo edital para suprir algumas necessidades. Posteriormente estaremos com os profissionais na rua para as ações de urgência e assim seguiremos o trabalho”, detalha.