Limpar, desobstruir e recuperar bocas de lobo é um serviço demandado diariamente às equipes da Secretaria de Viação e Obras Públicas (SMVOP). Um serviço que recebe a atenção por meio do Programa de Limpeza e Manutenção de Bocas de Lobo, que também prevê o sifonamento, que consiste na colocação de um sifão, tubo de forma curva, para impedir a exalação de odores. 

Mas conforme a SMVOP é preciso cautela. O sifonamento, apesar de ser frequentemente solicitado pela população, pode ocasionar alagamentos, uma vez que a vazão d’água fica reduzida, além de contribuir para acúmulo de resíduos e de água. 

Conforme o secretário  Carlos Quadros “os pedidos são analisados caso a caso. É necessário evitar problemas maiores como a proliferação de mosquitos que trazem doenças, entre elas a Dengue. Portanto, é necessário uma avaliação prévia antes de qualquer modificação”. 

Entre bocas de lobo e poços de visita, conhecidos popularmente como bueiros somente no ano passado cerca de uma tonelada de materiais foram retiradas e mais de 1500 foram limpas.

Fonte: Assessoria de Comunicação