Bairro é próximo do centro, mas faltam horários de ônibus

Após subidas e descidas, nas ruas íngremes de Bento Gonçalves, encontramos o bairro Santa Marta. O local é propício para quem deseja morar com paz e tranquilidade, mas sem deixar o agito de lado.

O Santa Marta está localizada há cerca de três quilômetros, ao sul da cidade serrana. Lugar com casas bonitas e bem estruturadas, que deixam a localidade com ar simples, mas ao mesmo tempo sofisticado. A rua principal chama-se Vitório Carraro. Por ela, os moradores estão habituados a dirigir para encontrar a área.

Diferentemente aos bairros próximos, como o Santo Antão, podemos encontrar escola, bares, igreja, unidade básica de saúde(UBS), posto de gasolina, pet shop, ponto de reciclagem, entre outros comércios já instalados na região. Isso é um conforto para os moradores pois não necessitam se locomover durante o dia para realizar as atividades que precisam.

É o que explica Douglas Lucietto. Ele é proprietário de uma loja designada para os animais. Morador do bairro há 33 anos, o residente relata como está a localidade nos dias de hoje. “Nosso povo é um pessoal trabalhador. É ótimo para morar. Um lugar bem acolhedor. Bem família. O bairro é bem empreendedor. Temos mercados, farmácia, escola e tudo do que a gente precisa”, relata.

Contudo, o empresário afirma que alguns pontos poderiam ser melhorados. Para ele, a mobilidade está a desejar. “A gente luta há muito tempo por um asfalto, uma transição de mobilidade de tráfego melhor, e nunca foi conquistado. Nem por vereadores e nem por lideranças aqui do bairro ao longo do tempo. Hoje, a nossa luta é a qualidade do trânsito que está cada vez mais precário. Além disso, eu vejo que as paradas de ônibus estão deixadas de lado pelo poder público também”, descreve.

Para Jéssica Comim, o bairro é bom para se morar. A localidade é perto do Centro, por isso que a residente não precisa se deslocar todos os dias para o coração da cidade. Foi ali que encontrou tranquilidade para viver. Ela descreve como é estar habitando no local “Aqui, no geral, é ótimo. Temos o que precisamos, como padaria, mercado, tem o postinho. Me sinto bem aqui. Nunca tivemos problemas”, diz.

A secretária da Escola Municipal de Ensino Fundamental Noely Clemente Rossi, Suelen Vocussi, relata como é ir trabalhar no distrito. Para ela, chegar até ao trabalho é complicado, pois não tem transporte público suficiente. “O bairro é bom, mas eu venho de ônibus. Só que o problema é que não têm ,muitos horários para vir para cá. Esse é um grande fator. Mas o que eu vejo é que o bairro é tranquilo”, sintetiza.

Colega de Suelen, a diretora Aline de Souza mora na região há muitos anos. A profissional acredita que é ótimo para viver. “O Santa Marta é um bairro tranquilo de morar e trabalhar. As pessoas são bem pacíficas. Não têm maiores rumores, nem reclamações”, reconhece.

Apesar de disso, ela confessa que a segurança poderia estar melhor. No ponto de vista dela, a proteção é um fator importante para o desenvolvimento do bairro. “A gente não vê a polícia passando muito. Eu moro mais pro interior aqui do distrito e lá ela não vai muito”, revela.

Aline ainda relata sobre a mobilidade do transporte coletivo. “Os ônibus até cumprem o seu dever, mas são poucos os horários. Daí o que acontece, o pessoal compra um carro, ou até uma moto, para a locomoção, pois é mais fácil. Mas sei que é difícil o coletivo chegar”, finaliza.

Foto: Matheus Oliveira