Quando está sobre os saltos dos sapatos, a mulher se sente poderosa. A mulher de salto fica mais elegante, com postura, se sentindo mais segura. Muitas mulheres pensam ” Posso sair de casa sem maquiagem, mas sem salto, não dá”. Mas o aliado das baixinhas cobra seu preço. No melhor da festa, no momento em que se sente mais deslumbrante do que nunca, surgem as dores: na sola do pé, nos joelhos e nas costas, pouco acima do bumbum. A verdade – comprovada cientificamente – é que esse acessório feminino faz um mal imenso à saúde delas.

O salto Anabella – que acompanha toda a sola do calçado, considerado menos pior – também prejudica a postura das mulheres se for usado desde a puberdade.

Na adolescência o corpo está sendo estruturado. Se nesse período a pessoa sofre muitas intervenções negativas, imagina como ela estará quando se tornar adulta. Entre os vários problemas, o salto altera a forma de caminhar, o que leva a problemas musculares.

Fisioterapeutas explicam que esse tipo de sapato provoca o desequilíbrio: o tempo de contato dos pés com o chão fica diminuído. Ou seja, mal pisa e a mulher já tira o pé do chão, acelerando a caminhada. O processo altera o impulso do pé, o que sobrecarrega os músculos das pernas.Tem de saber andar sobre saltos, e quem não sabe pode dobrar o joelho ou machucar o tornozelo.

Os problemas aparecem quanto mais cedo e quanto maior o período em pé ou caminhando sobre saltos altos. Não há um tempo ideal de uso, que varia conforme os hábitos da mulher. Uma pesquisa mostra que todo salto acima de 3 centímetros prejudica a mulher.

Mas os fisioterapeutas dizem que passar pelo menos três dias da semana em pé ou sem movimento por pelo menos quatro horas já pode provocar os sintomas. Quem trabalha de pé ou anda muito pode se prejudicar se usar salto todos os dias.

Geralmente o uso inicia aos 15 anos. E as mulheres gostam de todos os tipos. Mas quanto mais alto, melhor. E as dores? Na hora de calçar o sapato, não pensam na dor. Pensam na postura, no visual, em ficar sexys. Dor, a mulher passa sempre: no parto, na depilação… não pensam na dor, pensam na beleza.

Acessório é proibido para crianças

Se em adolescentes o uso constante do salto alto pode afetar a postura e provocar dores e deformações, em crianças o problema é ainda mais grave. Antes da primeira menstruação, é proibido.
Antes disso, o corpo está mais suscetível aos problemas causados pelo salto alto. O esqueleto da criança ainda está em formação nessa fase e o salto aumenta e antecipa as deformidades.
As meninas devem usar sapatos confortáveis e sem salto. Se em adolescentes encontramos alterações, nas crianças, os problemas no joelho e nos pés serão muito mais intensos.

Os problemas

• Aumento da lordose lombar (empinamento do bumbum)
• O joelho valgo (muito próximos) e os pés afastados provocam o formato em X nas pernas
• Sobrecarga nos joelhos
• Torção no calcanhar
• Sobrecarga no músculo das pernas
• Joanetes

Fonte: portaldafisioterapia.com.br