A celulite é um problema que incomoda muitas mulheres, especialmente no período do verão, quando é esperado que elas usem biquínis, maiôs ou, simplesmente, roupas mais curtas. Exatamente por isso existe uma grande preocupação por parte delas em buscar produtos e tratamentos que possam amenizar esses sinais na pele.

Produtos e tratamentos

Ao falarmos em combater a celulite, logo pensamos nas diversas opções de cremes anticelulites existentes hoje no mercado. Mas será que eles são mesmo eficazes?

Os cremes anticelulites são uma boa opção para tratar a pele com celulite leve, e agem como auxiliares aos tratamentos de alta tecnologia disponíveis em consultórios dermatológicos. Porém, eles não funcionam sozinhos. Isso porque a celulite tem vários fatores que contribuem para sua formação: as alterações hormonais gerando retenção líquida; a presença de gordura localizada ou a má circulação por alguma patologia ou ate mesmo pelo uso de roupas apertadas. Assim, o tratamento não possui só uma vertente, mas, sim, várias frentes de trabalho.

Os cremes são coadjuvantes no tratamento de celulites. Existem bons produtos anticelulites, com substâncias ativas capazes de promover a quebra de gordura, melhorar a firmeza e estimular a circulação, além melhorar a qualidade da pele no local aplicado.

O que são celulites?

Antes mesmo de sair por aí em busca de cremes que possam ajudam a combater as celulites, é importante entender o que elas representam e como podem ser evitadas.

É importante que as pessoas entendam que celulite acomete mais de 90% das mulheres e está associada a diversos fatores, como questão hormonal, genética, hábitos alimentares, hábitos posturais, entre outros. Dessa forma, não existe milagre para o seu tratamento, mas, sim, uma reeducação desses diversos fatores.
As principais características da celulite são: o aumento do tecido gorduroso; alterações vasculares; inchaço; alterações das fibras elásticas; envelhecimento da pele; flacidez.

A paciente que tem celulite, nota na sua pele o aspecto “casca de laranja”; nódulos; manchas roxas;
Além desses desconfortos estéticos, quem apresenta um grau elevado de celulite pode sentir também dor nas coxas, e dimiuição da temperatura local.

Prevenção

E a pergunta que não quer calar é: há como evitar o surgimento de celulites? Contra os fatores genéticos não temos como agir e, dificilmente, temos como agir na parte hormonal. Mas é possível trabalhar na questão da alimentação, optando por alimentos que não geram processos inflamatórios nas células e não causam inchaço.

Apostar numa dieta anti-inflamatória: aumentar ômega 3, por meio de peixes como sardinha, atum e por óleos vegetais de chia e linhaça.

Evitar alimentos industrializados ricos em gorduras inflamatórias de alto índice glicêmico e teor de sódio, como: macarrão instantâneo, lasanhas prontas, nuggets, biscoitos recheados etc.

Melhorar a drenagem linfática através de hábitos como, por exemplo, não ficar muito tempo sentada. Mas, caso precise ficar, é recomendável usar assentos com bolinhas tipo de caminhoneiro para massagear; ter aparelhos embaixo da mesa para movimentar as pernas.

Usar da tecnologia: estimular o colágeno através de aparelhos como radiofrequência monolopar, bipolar ou tripolar.
Portanto, se a celulite é um problema que te incomoda, não deixe de procurar um profissional que possa ajudá-la. Ele poderá indicar os melhores produtos e tratamentos para o seu caso, enquanto uma nutricionista passará todas as orientações a respeito de uma alimentação adequada. Afinal, apostar em alimentos e bebidas certas é um bom passo para evitar as celulites.