Previsão é de que primeiros locais a receberem novo formato fiquem prontos até o final do ano; governo espera iniciar em janeiro de 2024, a implantação de novas praças nas rodovias da região

O Governo do Rio Grande do Sul apresentou, na manhã desta quinta-feira, 17, durante entrevista coletiva com o governador Eduardo Leite, em Porto Alegre, o novo formato de cobrança nas praças de pedágio nas rodovias estaduais que cortam a Serra Gaúcha e do Vale do Caí e que foram concedidas à concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), durante leilão do chamado Bloco 3 do plano de concessões de rodovias. Conforme o anúncio, os trechos terão o modelo de cobrança free-flow, ou seja, sem as já conhecidas praças de pedágio, onde há cabines e cobradores. Neste formato, o motorista só paga por onde passa, por meio de uma cabine automática. A previsão é de que esse novo modelo inicie até o final do ano.

O primeiro local a receber o novo formato é a praça de Flores da Cunha e Antônio Prado. Em setembro, o local já começa a receber as novas estruturas. Até janeiro do ano que vem, a expectativa é de que quatro novos pontos recebam os pórticos de cobrança automática, incluindo os das áreas de Carlos Barbosa, na altura do quilômetro seis da ERS-446 e também na ERS-122, no quilômetro 45, em Farroupilha.

De acordo com Ricardo José Peres, um dos diretores da CSG, atualmente, 45% dos usuários já utilizam as cobranças automáticas por meio de tags em pedágios do Rio Grande do Sul, o que demonstra a boa adesão pelo sistema de passagem rápida.

O sistema free flow oferece vantagens como agilidade, praticidade, cobrança mais justa aos usuários, assim como a diminuição da emissão de gases poluentes dos veículos parados e a redução no impacto ambiental, evitando desapropriações e obras significativas nos locais onde serão instalados os equipamentos.

“As estruturas promovem harmonia com o meio ambiente, sem a necessidade de desapropriações e desmatamento de grandes áreas, o que, muitas vezes, acaba descaracterizando o entorno”, pontua Peres.

Como vai funcionar a cobrança

A partir da retirada das cabines que hoje são utilizadas, o sistema free flow contará com a implantação de estruturas que contém sensores e câmeras, que passarão a monitorar o tráfego dos veículos pelas rodovias concedidas à iniciativa privada, neste caso a CSG. Para pagar o “pedágio”, o condutor poderá adquirir uma tag, que hoje é utilizada nas cobranças das praças de pedágio, ou optar pelo pagamento via boleto, internet ou nos pontos de parada da concessionária nas rodovias. O novo formato dá até 15 dias para que o motorista quite seu débito. Caso contrário, uma multa é gerada em nome do proprietário do veículo inadimplente.

Leite ressaltou a novidade e afirma que a inserção do sistema no Rio Grande do Sul vai permitir mais conforto e comodidade aos usuários. “Dentre os benefícios está a economia de tempo. Hoje você tem barreiras físicas, precisa parar, entrar em uma fila. Também estamos falando de uma inovação, uma rodovia mais inteligente, mais conforto e comodidade para os usuários e até menos impacto ambiental”, afirma.

Onde ficam as praças que receberão o novo sistema

Os primeiros locais que terão sua estrutura alterada serão Portão, na ERS-240, que passará a ter o sistema na ERS-122, no quilômetro 4, em São Sebastião do Caí. O valor, em ambos sentidos será de R$ 11,90. Já em Flores da Cunha, também na ERS-122, mudará para o quilômetro 103. Atualmente, a praça está localizada na altura do km 100. O valor da tarifa, em ambos os sentidos, será de R$ 8,30.

Com a previsão de implantação do sistema em outros trechos da concessão, serão instaladas estruturas de cobrança ainda em Ipê (km 150 da RS-122), que custará R$ 6,89, Farroupilha (km 45 da RS-122), com valor de R$ 8,50, Carlos Barbosa (km 6 da RS-446), R$ 7,85 e Capela de Santana (km 30 da RS-240), sendo cobrado R$ 7,19.

Conforme o Governo, os valores previstos poderão sofrer alterações, em razão do índice da inflação, com base em janeiro de 2020.

Foto: CSG / Divulgação