PRF teme um aumento do número de acidentes de trânsito

Desde o dia 14 de janeiro deste ano, das 344 rodovias federais do Rio Grande do Sul, 15 estão sem fiscalização de velocidade. O motivo é o fim do contrato com a Eliseu Kopp & Cia, empresa que era responsável por realizar a manutenção e implantação dos pardais e lombadas eletrônica. Não houve renovação do contrato por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura e Trânsito (DNIT).

A BR-470, que compreende os trechos entre Veranópolis e Bento Gonçalves é uma das rodovias afetadas pela falta de monitoramento. De acordo com o Chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Bento Gonçalves, Romulo Gomes, a PRF está preocupada com a situação. “Se essa informação chegasse somente para nós, era diferente, mas como ela vai para toda sociedade, as pessoas sabem que aqueles radares não estão funcionando e acabam passando na rodovia sem controle nenhum. Qualquer fiscalização realizada diminui o número de acidentes, isso é fato”, explica Gomes.

Embora exista essa preocupação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os dados mostram uma redução significativa no número de acidentes de trânsito entre janeiro de 2018 e janeiro de 2019. Ao todo, foram registrados 30 acidentes em janeiro de 2018. Já em janeiro de 2019, foram 12 acidentes.

Número de efetivos da PRF é baixo

Ainda de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), apesar dessa redução dos acidentes, a comparação precisa ser realizada a médio e longo prazo. “Há muitas variáveis, desde as orientações das nossas fiscalizações, até as questões de obras nas rodovias, de sinalizações e das questões climáticas que também influenciam”, destaca Gomes.

A falta dos radares fixos faz diferença nas rodovias, mas o número de servidores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também é uma preocupação. “A PRF de Bento Gonçalves é a que tem o menor número de efetivos no Rio Grande do Sul. Ao todo, são 28 servidores operando, sendo que também temos o posto de Veranópolis para cuidar. Então, não adianta ter vários radares móveis e não ter pessoas para operar”, explica Gomes.

Não há data para fiscalização normalizar

Sobre a falta de fiscalização de velocidade, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que os contratos do novo Programa Nacional de Controle Eletrônico de Velocidade (PNVC), firmados junto à empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda., irão instalar equipamentos de controle eletrônico de velocidade nos locais que já existiam e, em novos locais durante o ano de 2019. Os próximos contratos terão duração de cinco anos. Porém, não foi informado um prazo específico para que a fiscalização volte a ser realizada.

Estima-se que 47 novos controladores de velocidade deverão ser instalados nas rodovias federais das BR-116 e BR-470.

Além da BR-470, as outras 14 rodovias que estão sem fiscalização de velocidade são: BR-101, BR-116, BR-153, BR-158, BR-285, BR-287, BR-290, BR-293, BR-386, BR-392, BR-448, BR-468, BR-471 e BR-472.