Até quinta-feira, 27, eram 21 casos suspeitos em investigação; no total, 71 casos já foram descartados em todo o Brasil, que permanece apenas com o registro de um caso confirmado da doença no estado de São Paulo

O Ministério da Saúde monitora 27 casos suspeitos de coronavírus no Rio Grande do Sul e 182 em todo o Brasil. Os dados foram repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde até esta sexta-feira, 28, e demonstram o aumento da sensibilidade da vigilância da rede pública de saúde devido à inclusão de 15 países, além da China, que apresentam transmissão ativa do coronavírus. No total, 16 estados informaram o Ministério da Saúde sobre os casos suspeitos.

Com esta mudança, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

Até o momento, 71 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil, que permanece apenas com o de um caso confirmado da doença no estado de São Paulo. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Todas as notificações de casos suspeitos no país foram recebidas, avaliadas e discutidas com especialistas do Ministério da Saúde, caso a caso, junto com as autoridades de saúde dos estados e municípios. Esses descartes aconteceram principalmente por causa do resultado positivo para outros vírus respiratórios.

Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.

Na Serra Gaúcha, quatro casos suspeitos foram encaminhados para análise: em Farroupilha, dois homens, ambos com 32 anos, que residem nos bairros América e Vicentina estiveram na Itália e retornaram ao município a poucos dias. Em Caxias do Sul, um casal que esteve na Itália e retornou ao município no dia 20 de fevereiro. De acordo com a pasta, o casal apresentou sintomas de gripe, como febre e problemas respiratórios. 

Acompanhe, minuto a minuto, a situação do Coronavírus em todo o mundo

https://www.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6

Foto: Erasmo Salomão / ASCOM MS