O governo do Rio Grande do Sul divulgou, no início da tarde desta quarta-feira, 16 de março, que o Produto Interno Bruto (PIB) do estado teve alta de 10,4% no último ano, somando R$ 582,968 bilhões. A agropecuária e a indústria foram segmentos que influenciaram esse número positivo, sendo que o crescimento deles foi de 67,5% e 9,7%, respectivamente. Segundo o governo, essa porcentagem do PIB se dá graças a recuperação da estiagem que afetou a produção do campo em 2020 e ao avanço da produção industrial.

Os dados recentemente lançados, do último trimestre de 2021, mostram porcentagens positivas não somente no cenário ano a ano, mas também em comparação a outros meses. Em relação ao terceiro trimestre, o PIB teve alta de 3,3%, enquanto que no mesmo período de fim de ano com 2020, a variação foi ainda melhor, de 5%. Levando em conta o cenário nacional, o Estado se destaca com mais de dois pontos percentuais acima, nos mesmo períodos.

Ajuda da agropecuária, indústria e serviços

Como mencionado pelo governos, alguns segmentos foram colaboradores mais presentes nessa retomada econômica do Estado. A agropecuária, que teve maior elevação, foi puxada pela alta na produção de soja, em 80,8%, trigo, 68,5%, fumo, 19,4%, arroz, 6,8% e milho, com 4,3%.

Na indústria, todas as atividades apresentaram um desempenho positivo, de acordo com o governo, indo desde a eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana, todas com 1,6% de alta, até a indústria extrativa mineral, com 4,8%, construção, 7,4%, e a indústria de transformação, com 11,8%.

A área de serviços entra como um terceiro segmento que impulsionou o PIB no Rio Grande do Sul. Dentro dele, o comércio se destacou, colaborando para a alta com sua elevação de 6,6%. Dentro desse setor, especificamente, há alguns subsegmentos, como venda de artigos de uso pessoal e doméstico, tecido, vestuário, calçados, artigos farmacêuticos, entre outros.