Números atualizados foram divulgados pela Sefaz na segunda-feira, 2 de março; Na Capital do Vinho, mais de 50 mil veículos precisam pagar o imposto

Pouco mais de 25 mil veículos já tiveram o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) pago em Bento Gonçalves. O número representa 49,67% de toda a frota tributável no ano de 2020. Até o momento, foram arrecadados R$ 25,3 milhões brutos. Deste valor, metade fica para o Estado e a outra parte é encaminhada para os cofres do município. No total, a secretaria estadual da Fazenda (Sefaz) espera receber mais de R$ 45,8 milhões até o prazo final dos pagamentos.

De acordo com dados da Receita Estadual, em Bento Gonçalves 50.894 veículos tem a obrigatoriedade de pagamento do IPVA neste ano. O prazo máximo para o pagamento do tributo expira em abril. O IPVA é cobrado de proprietários de veículos automotores fabricados a partir de 2001. Para definir o valor, é utilizado como base de cálculo o preço médio de mercado a partir de pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Para veículos novos, vale como referência o preço constante na nota fiscal. Estão isentos veículos com valor inferior a quatro UPFs, veículos oficiais, pessoas com deficiência, táxis, ônibus, transporte escolar, de entidades filantrópicas, entre outros.

Arrecadação na região

Além de Bento Gonçalves, o Semanário fez um levantamento da arrecadação do IPVA nos municípios da região. Destaque para o município de Coronel Pilar, onde mais de 67% da frota tributável já foi paga. Caxias do Sul é o município com a menor porcentagem de pagamento do imposto, 44,2%. Dos 12 municípios analisados, cinco alcançaram 60% ou mais no número de pagamentos. Três já ultrapassaram a metade e quatro ainda estão na faixa dos 40% da cobrança.

Descontos podem chegar a 20,8%

Os descontos no pagamento antecipado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) continuam no mês de março e podem chegar a 20,8%, conforme informou a secretaria estadual da Fazenda do Rio Grande do Sul (Sefaz). A redução pode alcançar o índice, graças aos benefícios de programas de incentivo à arrecadação no estado. Além disso, o pagamento antecipado possibilita a diminuição de 1% no valor. A soma das vantagens dos Programas Bom Motorista e Bom Cidadão, são responsáveis pelos maiores índices de descontos (15% e 5%, respectivamente.

Conforme a Sefaz, para alcançar os benefícios, os proprietários de veículos deverão quitar o imposto até o dia 31 de março. Quem optou pelo parcelamento também precisa efetuar o pagamento até esta data. Para consultar o valor a ser pago, assim como multas e pendências, os contribuintes podem acessar o site específico sobre o imposto (www.ipva.rs.gov.br) ou o aplicativo para dispositivos móveis IPVA RS, disponível gratuitamente na App Store e na Google Play.

Segundo a secretaria, o IPVA pode ser pago no Banrisul, Bradesco, Santander, Sicredi, Banco do Brasil (somente para clientes) ou nas agências lotéricas da Caixa. Basta ter em mãos o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou a placa e o Renavam do veículo.

O que são os programas “Bom Cidadão” e “Bom Motorista”?

Os descontos de Bom Motorista e Bom Cidadão podem ser acumulados e são válidos para pagamento de IPVA antecipado, parcelado ou conforme o calendário de vencimento por placas no mês de abril.

Os condutores que não receberam multas nos últimos três anos terão dedução de Bom Motorista de 15% no valor do tributo. Para quem não foi multado há dois anos, o índice é de 10%, e para quem ficou um ano sem infrações, o abatimento é de 5%.

O desconto do Bom Cidadão, por sua vez, dará aos proprietários de veículos, inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha, desconto de 5% para os que acumularam no mínimo 150 notas fiscais com CPF, 3% para os que tiveram entre 100 e 149 notas e 1% para quem acumulou entre 51 e 99 notas.

Fotos: Reprodução / Internet