As principais ocorrências em Bento Gonçalves são relacionadas aos serviços de telefonia, junto com as questões de empréstimos não solicitados
O Serviço de Proteção ao Consumidor, mais conhecido como Procon, existe com o intuito de defender a população de problemas relacionados a produtos adquiridos com problema. Seja um item físico ou serviço, é possível procurar o órgão para realizar denúncias.
Em Bento Gonçalves, segundo o coordenador de políticas públicas do município, Maciel Giovanella, as principais reclamações registradas em 2021 giram em torno, novamente, dos serviços de telefonia. “Juntamente com as questões voltadas a empréstimos não solicitados, mas creditados nas contas dos aposentados e pensionistas sem seu consentimento”, cita.
Além disso, continuaram as reclamações com relação a compras online. “Também esse ano surpreendeu o aumento nos casos relacionados à segurança alimentar, com diversas autuações voltadas a produtos vencidos em supermercados”, menciona Giovanella.
Os números de reclamações, entretanto, não aumentaram. Em 2020 foram 2.589 atendimentos e, em 2021, até o momento, 2.401. A redução foi de cerca de 7,2% no total de denúncias registradas.
Giovanella também dá dicas sobre como os compradores devem proceder para evitar passar por transtornos. “Nos dias atuais, se faz necessário que o consumidor tenha muita cautela na aquisição de produtos e serviços, buscando sempre se cercar dos mais variados documentos, sejam eles, orçamentos, recibos, notas fiscais entre outros comprobatórios referentes ao produto ou serviço adquiridos”, aconselha.
O atendimento online, que foi lançado recentemente, agilizou a resolução dos casos. “É uma ferramenta que tem auxiliado e muito, a reclamação é aberta de forma direta e objetiva, sendo que acrescentamos os dispositivos de lei que estão sendo violados frente ao Direito do Consumidor e o Código de Defesa do Consumidor. O resultado tem sido positivo e ágil”, comemora.