O Procon de Bento Gonçalves emitiu um alerta à população para uma série de golpes com serviços falsos que estão sendo praticados na cidade. Dentre as demandas recebidas pelo órgão, é destacado reclamações com relação a pagamentos realizados, em que o consumidor teria verificado, posteriormente, que se tratava de boletos falsos, adquiridos por e-mail e WhatsApp. Dentre as principais denúncias, são destacadas compras online e serviço de aquisição de empréstimo, dentre outros. Somente no último mês o Procon-BG recebeu 30 denúncias desta natureza.
O Coordenador do Procon-BG, Maciel Giovanella, alerta sobre a prática criminosa e orienta a população sobre como evitar esse tipo de situação. “Nesses casos o consumidor precisa buscar mais informações, como, por exemplo, o protocolo de atendimento, a pessoa com quem se está conversando, e, principalmente, certificar se o boleto é verdadeiro ou não, o que normalmente só é constatado no ato de pagamento, mas tem que se certificar. Também, cabe destacar que os verdadeiros canais de atendimento jamais solicitam para o consumidor realizar depósito via pix para CPF do atendente ou CPF em geral”, explica.
Ainda, conforme Giovanella, nos últimos meses, o Procon-BG intensificou as ações para prevenir que pessoas e empresas acabem caindo nesse tipo de prática criminosa. No entanto, ele destaca que é importante sempre desconfiar de cobranças que não tenham sido realizadas pelo consumidor.
Os consumidores que se depararem com irregularidades nas relações de consumo podem entrar em contato com o Procon de Bento Gonçalves, através do telefone 54 3055-8547/ 54 3055-8544, ou presencialmente, na Rua Mal Deodoro, nº 70, na base térrea da Prefeitura Municipal, para denúncia ou auxílio. O atendimento ocorre das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.