O Procon de Bento Gonçalves emitiu um alerta à população sobre uma série de golpes que estão sendo praticados na cidade e em outras regiões do estado. Os criminosos, se passando por funcionários do órgão, têm utilizado meios como WhatsApp, e-mail e telefone para enganar consumidores, informando sobre valores a receber de empréstimos, serviços bancários ou até mesmo sobre possíveis infrações e multas.
De acordo com o Coordenador do Procon-BG, Maciel Giovanella, as reclamações sobre esses golpes têm se tornado cada vez mais frequentes, e a população precisa estar atenta. “O Procon nunca faz esse tipo de comunicação por telefone, e-mail ou WhatsApp. Quando há algum processo administrativo envolvendo empresas, a notificação é sempre feita pessoalmente ou por correio”, afirmou Giovanella. Ele também destacou que, em nenhum momento, os canais oficiais do Procon solicitam que o consumidor faça depósitos via PIX para CPFs, o que é uma clara tentativa de fraude.
Giovanella alerta que esse tipo de prática criminosa tem se intensificado, e o Procon de Bento Gonçalves está adotando medidas para prevenir que cidadãos e empresas caiam no golpe. No entanto, ele reforça que é fundamental que os consumidores desconfiem de qualquer cobrança ou notificação que não tenha sido solicitada por eles.
Os consumidores que se depararem com situações suspeitas ou irregularidades nas relações de consumo podem e devem denunciar o caso ao Procon de Bento Gonçalves. O atendimento ao público é realizado pelo telefone (54) 3055-8547/3055-8544, ou de forma presencial na sede do órgão, localizada na Rua Mal Deodoro, nº 70, na base térrea da Prefeitura Municipal. O Procon-BG está aberto das 9h às 16h, sem fechar ao meio-dia.
A recomendação é sempre verificar a autenticidade das mensagens recebidas e jamais realizar depósitos ou transferências de valores sem antes confirmar a veracidade da solicitação.
Foto: Rodrigo De Marco