Período, que inicia hoje, simboliza a passagem do inverno e início das altas temperaturas, por isso, os meses poderão ser marcados por dias muito frios ou muito quentes, com a possibilidade de intempéries

Hoje, 22 de setembro, chega a estação mais colorida do ano ao Brasil. A primavera tem como principais características a apresentação de temperaturas amenas, ou seja, dias mais agradáveis. Além disso, a floração de plantas também é uma particularidade do período.

Em cada região do país as características são diferentes. De acordo com a meteorologista Ludmila Pochmann, no Rio Grande do Sul a estação das flores é marcada por mudanças repentinas das condições de tempo, com temporais nos fins de tarde e maiores chances de chuvas de granizo. “A primavera, assim como o outono, é uma transição entre o inverno e o verão. Nas estações transicionais são sempre quando ocorrem as maiores intempéries. No nosso estado, então, são muitas surpresas que essas épocas sempre trazem”, explica.

Conforme Ludmila, na latitude do território gaúcho chegam frentes frias e, em alguns momentos, frentes quentes, vindas do interior do Brasil. “Atenuadas nesta época por marcar a mudança entre as condições de inverno e chegada de dias com temperaturas mais altas, temos sempre surpresas. Podemos ter dias muito frios, como poderemos ter o contrário”, expõe.

A meteorologista salienta que nesta época, há uma menor quantidade de nuvens, o que permite a chegada de mais radiação solar na superfície e, por isso, a primavera provoca o processo de fotossíntese e florescimento.

Para 2022, a previsão da estação é que haja precipitações e temperaturas dentro das normais climatológicas para os próximos meses. “Os totais de chuva que correm na região de Bento Gonçalves nesta época vão de 400 a 600 milímetros acumulados de setembro a novembro”, finaliza. A primavera dura até o final do ano, e termina no dia 21 de dezembro.